Em 03/11/2011 às 09h30
Conselheiros e delegados da juventude de Muriaé participaram em Araxá, da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude. O evento, que foi realizado entre os dias 28 a 30 de outubro, no Tauá Grande Hotel, reuniu cerca de 550 delegados vindos de todo Estado, sendo 18 cidades da Zona da Mata. Muriaé foi representada pelo Presidente do COMJUV (Conselho Municipal da Juventude) Vinnicius Ventura; o Vice-presidente do COMJUV, Victor Hastenreiter; a tesoureira do Conselho, Adelina Vasconcelos; a conselheira Sônia Cerqueira e o representante do Esporte, Vitor Falci.
Durante a abertura, promovida na sexta-feira (28/10), o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, ressaltou a importância do encontro, com a participação de diversas representações juvenis das dez regiões do Estado. "Minas e os mineiros estão de parabéns. Esse encontro demonstra o comprometimento de nossos cidadãos com um tema tão recente, mas que já se apresenta de extrema relevância. Fomos o Estado com maior número de conferências realizadas, com mobilização e envolvimento em 217 cidades, que representam 25% do total realizado no país. É hora de sonharmos juntos", declarou o secretário.
No sábado (29/10), foram trabalhados os dez eixos temáticos: formação profissional; educação; sexualidade; política sobre drogas; segurança pública; habitação; cultura e conexão; conviver com o diferente; direito de se associar e mobilização social; e diálogo com o governo. A partir do debatido, foi aprovado um documento contendo as 80 propostas para aprimoramento do Plano Nacional da Juventude, que será encaminhado à conferência nacional, a ser realizada entre 09 e 12 de dezembro, em Brasília. Também foram destacadas 20 proposições, que contribuirão com a agenda de políticas públicas de juventude de Minas Gerais.
O subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo, anunciou no encerramento do evento, no domingo (30/10), os 76 delegados eleitos do poder público e da sociedade civil para a 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas da Juventude. A Conselheira Adelina Vasconcelos, da cidade de Muriaé ficou em 6º lugar e representará os Jovens de Minas em Brasília. O Presidente do COMJUV, Vinnícius Ventura foi eleito delegado nato pelo Conselho em reunião e também participará da etapa nacional.
Dentre as prioridades do Decálogo da Juventude, os delegados presentes na Conferencia priorizaram os seguintes temas:
1. "Educação de qualidade", com a proposta vencedora: "Aumentar investimento na educação, garantindo remuneração adequada, formação inicial e continuada dos profissionais em educação e criação de um plano de carreira nacional. Garantindo à Lei Federal, do piso salarial do profissional de educação"
2. "Profissionalização, emprego e empreendedorismo" com a proposta vencedora: "Criação e ampliação do ensino técnico profissionalizante (em parceria com iniciativa privada ou não) e fortalecimento do cumprimento da Lei da Aprendizagem com acompanhamento sistemático de jovens aprendizes e estagiários em suas atividades nos postos de trabalho. Sobretudo, observar as especificidades do contexto local, a fim de facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho sem necessidade de experiência mínima de 6 meses."
3. "Diálogo com o governo" com a proposta vencedora: "Reformulação do Conselho Estadual de Juventude, garantindo a representação paritária, regional e democrática, da Sociedade Civil e do Poder Público, aumentando o número de vagas de 13 para 23, de maneira que as 10 vagas adicionais sejam ocupadas por representantes de cada regional de planejamento, na condição da região apresentar mais de 50% de municípios com Conselhos Municipais de Juventude instalados. Acrescentando a criação de um comitê paritário entre governo e sociedade civil para redefinição de finalidade, caráter e composição. E criação, onde não houver, dos Conselhos Municipais de Juventude; sendo estas instâncias consultivas, eletivas e deliberativas do poder público estadual e municipal sobre as questões relativas às políticas públicas da juventude."
4. "Vida saudável e política sobre drogas" com a proposta vencedora: " Criação e manutenção dos Centros de Reabilitações devidamente estruturados para o acolhimento de dependentes de drogas lícitas e ilícitas e suas famílias, e liberação de recursos, e apoio às comunidades terapêuticas nos termos da legislação em vigor, bem como a criação e manutenção de unidades de acolhimento nas periferias."
5. "Livre associação e mobilização social" com a proposta vencedora: "Fomentar e incentivar a criação de conselhos municipais da juventude, de grêmios estudantis, departamentos acadêmicos e diretórios estudantis, onde houver instituições de ensino superior, com capacitação contínua e apoio por parte das escolas, dos governos e da sociedade civil organizada."
6. "Direito a moradia" com a proposta vencedora: "Proposta Eixo Cidades – Incentivo fiscal e oferecimento de Linha de Crédito facilitada, com cotas, destinadas aos jovens para a aquisição da moradia própria."
7. "Acesso a cultura e conexão" com a proposta vencedora: "Criar espaços públicos e fomentar os já existentes para apresentações culturais, afim de que os jovens se apropriem dos locais e possam se envolver em atividades que os aproxime da cultura sem que precisem custeá-las."
8. "Garantia e segurança" com a proposta vencedora: "Ampliação e criação de políticas de segurança pública preventivas com foco no atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade social e melhoria da infraestrutura das áreas com altos índices de criminalidade nos municípios, pautado na efetivação do Plano Estadual de Juventude."
9. "Convivendo com as diferenças" com a proposta vencedora: "Realização de campanhas de conscientização, tais como palestras, cursos, colóquios e intervenções sociais pelos entes federados (governos federal, estaduais e municipais) em parceria com órgãos da sociedade civil, direcionadas a sociedade, com o objetivo de disseminar a temática das diversidades."
10. "Prevenção de DST e planejamento familiar" com a proposta vencedora: "Ampliação do Projeto Pode Crê, tornando-o um programa que consiga alcançar os 853 municípios mineiros."