Em 01/11/2011 às 14h32
A Escola São Paulo promoveu na semana passada, entre os dia 24 a 28/10 a Semana Filósofica com o objetivo de colocar em evidência e valorizar a disciplina de Filosofia que, desde 2008, do governo Lula passou a ser disciplina obrigatória na grade curricular das escolas públicas e privadas brasileiras.
A Escola São Paulo, de maneira diferenciada, adota a Filosofia em todas as séries, desde o 1º ano até as séries finais, trabalhando está disciplina de forma sistematizada, conforme ressaltou o Professor Hélio Paschoal que, juntamente com a Professora Eliane Barros, integram o núcleo de Filosofia da Escola.
O Professor Hélio Paschoal sobre a Filosofia afirmou, "Filosofia é aquela matéria que trabalha com o raciocínio e o pensamento do aluno, então o aluno a partir do momento que ele começa a refletir a luz dos antigos e dos atuais filósofos, eles conseguem também dá um rumo diferenciado para suas vidas, até mesmo para seus estudos".
A Semana Filosófica contou com a participação dos alunos, professores, familiares e até da sociedade muriaeense, devido a diversificada programação que apresentou. Na segunda-feira, foi organizada uma exposição das mulheres da filosofia. Para expor os alunos preparam retratos que foram feitos por eles da forma como eles entendiam essa mulher ser destaque na filosofia. "Foi um trabalho bacana, que serviu como complemento não só para os alunos, mas também para a família, para a sociedade muriaeense, nós recebemos visitas diferenciadas aqui na Escola para prestigiar esse trabalho dos alunos", destacou Professor Hélio Paschoal.
Na terça-feira foi realizado um debate aonde todos os professores de áreas diferenciadas tiraram dez minutos de suas aulas e contaram para os alunos a sua filosofia de vida. Foi ainda encaminhado aos pais um documento solicitando que eles tirassem dez minutos do seu dia e sentassem com o filho e contassem para o filho a sua filosofia de vida. "Esse ato teve como objetivo incentivar os alunos a construírem também sua filosofia do cotidiano, baseada no trabalho, na afetividade, na relação familiar, na relação amorosa, na relação profissional", explicou o Professor Hélio Paschoal.
Na quarta-feira aconteceu um momento de reflexão de paisagens filosóficas, onde muitas paisagens foram colocadas na Escola e os alunos tiveram a oportunidade de fazerem uma reflexão do que estavam vendo. Já na quinta-feira foi realizado o Quarto Ato denominado de Filosofia na Rua, onde foram organizados todos os alunos, do 6º ano ao ensino médio, numa pedalada e alguns alunos das séries inicias acompanhados dos seus pais.
Na sexta-feira, encerrando a Semana Filosófica da Escola São Paulo foi ministrada uma palestra pelo conferencista e ilusionista profissional de Belo Horizonte, Daniel Bizon. Ele que estudou ilusionismo e é pós graduado em Marketing, resolveu unir as duas estratégias de conhecimento e utilizar em suas palestras, "meu objetivo é gerar conhecimento de forma mágica, pois facilita a aprendizagem", disse o palestrante.
Conforme declarou o Professor Hélio Paschoal com a filosofia é possível devolver aos alunos o sentimento de pertencer a esta sociedade e para pertencer é preciso amar, respeitar, buscar um diferencial e é essa luz filosófica que a Escola São Paulo deseja para os seus alunos.