Em 01/11/2011 às 10h12
Amanhã, 02/11 é celebrado pela Igreja Católica o Dia de Finados, ou Dia dos Mortos. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.
O Cemitério Municipal de Muriaé deverá receber cerca de 30 mil pessoas para a visitação dos túmulos, no decorrer do dia, entre 7 às 18h, de acordo com a administração do cemitério que informou ainda já ter preparado o local para receber as pessoas.
No Cemitério Municipal de Muriaé existem hoje cerca de 4.500 túmulos. O Dia de Finados também é marcado pela presença dos tradicionais vendedores de flores e velas que abastecem as pessoas que vão prestar homenagens aos seus familiares falecidos.
As paróquias da cidade realizarão suas celebrações na capela do cemitério de acordo com a seguinte programação:
Capela do Cemitério Senhor do Bom Fim:
07h – Santa Missa – pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Barra
08h30 – Santa Missa – pela Matriz São Paulo, Centro
10h – Santa Missa – pela Paróquia Santa Cruz, Safira
15h – Santa Missa – pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, Porto
17h – Santa Missa – pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Barra
No Cemitério Jardim da Paz, Bairro Universitário:
08h30 – Santa Missa - pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Barra
15h – Santa Missa - pela Paróquia do Sagrado Coração, Dornelas