Em 13/04/2007 às 08h55
A mais conhecida oração de toda a humanidade, o “Pai-Nosso”, foi ensinada por Jesus Cristo aos seus seguidores durante uma pregação no topo de um monte, próximo ao Mar da Galiléia. Este episódio é relatado no Novo Testamento, nos Evangelhos de Mateus e de Lucas, sendo conhecido como o “Sermão da Montanha”.
Para relembrar as palavras do Senhor, a Igreja do Evangelho Quadrangular de Muriaé realiza, há 13 anos, o “Sermão da Montanha”, sempre na Sexta-Feira da Paixão.
“O Sermão da Montanha é uma tradição em Muriaé. Eu tenho certeza de que todas as pessoas passam pela Sexta-Feira da Paixão, mas nem todas chegam ao Domingo de Páscoa, porque o Domingo de Páscoa é o Cristo ressurreito. Muitos não passam porque ainda não tiveram esta experiência com o Senhor, mas, com certeza, muitas pessoas que lavaram e alvejaram as vestiduras do sangue do Cordeiro passam pela Sexta-Feira da Paixão, na certeza plena de que o Domingo de Páscoa será garantido, porque Jesus Cristo está vivo”, explicou o pastor Antônio Augusto.
O evento, ocorrido no Ginásio Poliesportivo Rodrigo Flores Abreu (Rodrigão), com início às 07h, contou a presença de autoridades municipais, pastores, fiéis e centenas de pessoas de vários credos, pois, como os próprios organizadores vêem frisando, ao longo desses anos o encontro não se restringe à Igreja do Evangelho Quadrangular, mas a todos que proclamam o nome do Senhor.
Em sua 13a edição o “Sermão da Montanha” foi organizado pelos pastores Carlos Antonio da Silva, Antonio Augusto, Josiel do Espírito Santo, Waldeir Ferreira, Jésus Rodrigues, Ademir Ribeiro Mário, sob a presidência do Reverendo Wilson Reis, tendo todo o apoio da comunidade Quadrangular muriaeense.
No início do evento, que teve locução de Fernando Flávio, ocorreu a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Ministério Quadrangular, seguida das apresentações da banda da Igreja do Evangelho Quadrangular, Louvor Sede, do cantor Luiz Cláudio e da banda Ágata, de Ribeiro Junqueira.
Neste ano o tema do Sermão, ministrado pelo pastor Wilson Reis, foi a violência, um assunto que vem recebendo grande destaque nos noticiários e impondo-se na realidade de Muriaé e região. “Há 13 anos, tivemos uma visão de Deus e iniciamos este evento, com o propósito de unir as pessoas em Cristo porque, hoje, os homens estão muito distantes de Deus, só se agrupando para coisas da terra, só coisas materiais”, disse o pastor.
No intuito de reunir a comunidade de toda a região, os organizadores optaram por realizar, neste ano, um encontro com entrada franca. “Essa é mais uma vitória, já podemos nos alegrar e dizer, ao final deste evento, que até aqui nos ajudou o Senhor. Fizemos entrada franca, o que não é fácil, porque temos gastos, como som, mas resolvemos abrir as portas, não trazendo ninguém de fora para se apresentar, pois a atração verdadeira é o Senhor Jesus, que esteve e estará presente entre nós”, explicou o pastor Wilson Reis, justificando a não-contratação de artistas pentecostais para a edição deste ano.
Finalizando o “13º Sermão da Montanha” houve a distribuição de pão e peixe - uma simbologia da comunhão entre os participantes, que relembraram o Milagre da Multiplicação - e uma oração especial, proferida pelo pastor Antônio Augusto, em favor das autoridades.
Para o pastor Wilson Reis o sucesso deste evento deve-se à fé que reúne os seres humanos em oração. “Nós oferecemos o pão e o peixe como maneira de atrair as pessoas; no entanto, quando chegam aqui, vemos que o que realmente atrai é a Palavra do Senhor e este é o nosso objetivo: que a Palavra atraia sempre mais fiéis. Por isso, vamos continuar nos empenhando e nos dedicando a movimentos que levem a Palavra de Deus a todos”.