Em 05/04/2007 às 08h07
Aconteceu dos dias 30 de março a 1 de abril, em Rosário da Limeira, o 3ª Encontro sobre Trabalhos Comunitários com Plantas Medicinais e Homeopáticas. O evento teve início com a inscrição dos participantes; logo em seguida jantar e a abertura oficial com a presença do Prefeito Municipal, Cristóvam Gonzaga da Luz; do gerente Regional da EMATER, Paulo Alexandre Carvalho; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Rosário da Limeira e Barão do Monte Alto, João Paulo Dias da Fonseca; Secretários de Saúde de várias cidades; Vereadores; Prefeito de Antônio Prado de Minas, Luiz Carlos Rocha; Secretário de Educação, Darci Nogueira; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Braz Pedrosa Júnior e o diretor de Meio Ambiente, Sérgio Aparecido da Silva.
A palestra de abertura ficou com o Secretário de Saúde de Limeira que falou sobre a Implantação da Fitoterapia no SUS, naquela cidade. Em seguida aconteceu emocionante apresentação das crianças da APAE Limeira.
No dia 31, o dia teve início com o Café da Roça, onde foram servidos batata doce, mandioca cozida, rapadura e quitandas do interior.
A primeira palestra do dia foi com José Emílio Zanzirolani de Oliveira que falou sobre a Importância da Identificação de Plantas Medicinais. Em seguida, o tema abordado por José Luiz Freitas Paixão foi Porque Produzir Alimentos Orgânicos. Às 10h, Homeopatia em Animais e Plantas, com Paulo Luiz Laviola. Após o almoço a Qualidade em Plantas Medicinais foi apresentada por Rosna Gonçalves Rodrigues das Dores e Renata Rodrigues Solar. Às 16 horas foi abordado trabalho da ONG Amigos de Iracambi, com Plantas Medicinais. Precedendo o jantar, Drauzio Humberto Vieira falou sobre Plantas Medicinais: Oportunidade de Inclusão Social.
No domingo, 01, a última palestrante foi Mairy de Lourdes Martins, falando sobre Plantas Medicinais no Tratamento de Verminose.
Em entrevista, o Dr. Vicente Wagner Dias Casali, professor da Universidade Federal de Viçosa, comentou o acontecimento: "O objetivo de fazer a promoção do conhecimento, divulgar o saber popular e da própria Universidade é permitir que as pessoas encontrem, em torno do trabalho comunitário que pode ser feito com estes recursos terapêuticos, que são as plantas medicinais e homeopáticas, que tanto beneficiam a população de baixa renda, a população que não consegue ser assistida".
O professos Casali disse, ainda, que é válido o conhecimento gerado pela experiência das pessoas, tanto quanto o conhecimento que é gerado pelo pesquisador: "Estes conhecimentos estão sendo unidos por este evento. Temos palestrantes de diversas formações superiores e palestrantes que captaram o seu conhecimento do saber popular".
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Rosário da Limeira e Barão do Monte Alto, João Paulo Dias da Fonseca, comentou: "Este trabalho é muito interessante, realizado pelo Departamento de Fitotecnia da Universidade de Viçosa; inclusive nós do Sindicato, até o ano passado, ministrávamos um curso de Ciências da Homeopatia por este mesmo Departamento. É um trabalho de resgate, principalmente com os agricultores, de uma cultura popular que são as plantas medicinais; os nossos antepassados sempre trabalharam com esta cultura, mas de um tempo para cá ficou um pouco abandonado, devido aos remédios alopáticos que surgiram no mercado".
João Paulo falou, ainda, sobre a possibilidade que se abre para o homem do campo: "Numa região como a nossa de Limeira e de Belisário, onde basicamente é agricultura familiar, os agricultores que continuarem trabalhando com a nonocultura do café não sobreviverão; eu acho que o trabalho com as plantas medicinais poderá ser, no futuro, uma opção para o homem do campo, como fonte de renda".
O secretário de Saúde do município, José Teixeira Rodrigues Junior, falou sobre o evento: "O encontro vem para engrandecer e nos ajudar a realizar um sonho, que é montar um programa de combate ao alto índice de uso de medicamentos empíricos no município. Limeira já tem tradições em trabalhar com medicamentos naturais e nós estamos lutando para manter esta cultura, que é viva no município. Este encontro traz mais orientações e troca de experiências para que as pessoas, não só daqui, mas de outros municípios, tenham a oportunidade de mostrar o seu trabalho, o que elas fazem em seu município em prol de uma saúde de maior qualidade".
Paulo Alexandre, gerente Regional da EMATER, disse: "A EMATER, cada vez mais, tem participado de eventos como estes, porque o que norteia o nosso trabalho é o desenvolvimento sustentável, que é baseado no planejamento participativo, na gestão social dos programas e projetos, e na agroecologia".
José Luiz Freitas Paixão, extencionista da EMATER e Coordenador do Projeto no município, avaliou: "Este evento faz parte de um programa municipal que a EMATER está desenvolvendo em parceria com a Prefeitura Municipal de Limeira, que é o programa de implantação da Fitoterapia no SUS; o evento, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, vem para divulgar o programa, promover o congraçamento e atualização de conhecimentos nesta área nos trabalhos comunitários com Plantas Medicinais e com Homeopatia".
Alexandre Cardoso, secretário de Saúde de Antônio Prado de Minas, comentou: "É um encontro muito válido para toda a comunidade; praticamente todo mundo que está aqui, é porque interessa em difundir a prática da Homeopatia e das Plantas Medicinais e, hoje o mundo, do jeito que a gente está vivendo, com o envenenamento de todos os lados, de repente é muito válida a difusão deste trabalho da Universidade Federal de Viçosa e da Prefeitura de Limeira".
O prefeito de Antônio Prado de Minas, Luiz Carlos Rocha, afirmou: "O nosso objetivo aqui é inteirar com o trabalho feito com a Homeopatia; fui incentivado pelo meu secretário de Saúde a estar aqui, pois temos que buscar conhecimento e informações; se for bom, certamente vamos levar para Antônio Prado; necessitamos de coisas boas e, com certeza, iremos aproveitar. Acho que o prefeito de Limeira está de parabéns, o evento está muito bem organizado, a nossa presença aqui está nos enriquecendo muito, estamos invejados e vamos procurar seguir o mesmo modelo de trabalho com a Homeopatia na nossa cidade".
O prefeito de Limeira, Cristóvam Gonzaga da Luz, comentou: "Com certeza este encontro que está sendo realizado em Limeira hoje, vai trazer um conforto muito grande para o município, porque estamos gastando muito na área de saúde e as pessoas continuam precisando cada vez mais de atendimento; às vezes, nós temos o recurso nos nossos quintais e nas nossas florestas. Com certeza, Limeira vai se unir à EMATER e a Secretaria de Saúde irá fazer reuniões com os nossos médicos, para que possamos investir mais nas plantas medicinais".