Assim como praticamente todos os produtos industrializados, itens de maquiagem precisam de determinados cuidados para que permaneçam bons para o uso. E como são usados diretamente na pele, o maior órgão do corpo humano, a preocupação deve ser ainda maior, ou corre-se o risco do surgimento de alergias e outros problemas cutâneos. Para ajudar você a conservar melhor sua maquiagem, a maquiadora profissional Rita Fischer*, com seus mais de 20 anos de carreira, responde a algumas das dicas mais comuns tanto de consumidoras quanto de profissionais da área. Confira:
Quais os cuidados de conservação que a usuária precisa ter com a maquiagem?
Manter sempre suas embalagens limpas e secas. Também é preciso guardar em um lugar que não tenha muita vibração ou atritos, pois como são produtos muito delicados e frágeis, podem se romper mais facilmente.
E para profissionais, existe alguma dica específica?
Todas as pessoas devem ter os mesmos cuidados com suas maquiagens, mas os profissionais, por utilizarem mais os seus produtos e em pessoas diferentes, devem ter mais preocupação com a higiene e com o armazenamento, que deve ser feito em locais apropriados e seguros. Estando sempre limpos e secos, os pincéis e esponjas evitam a contaminação dos produtos. As maquiagens que podem ser usadas diluídas em água devem serem guardadas somente quando estiverem totalmente secas e com suas embalagens limpas. Isso garantirá uma conservação maior e uma ótima apresentação de seus materiais para os clientes. Afinal de contas, queremos ser atendidos por pessoas cuidadosas e com um equipamento impecável.
Como conservar melhor acessórios como pincéis e esponjas?
Depois de limpos, pincéis e esponjas deve ser guardados em um recipiente, case ou estojo que seja somente utilizado para esses acessórios. Esses acessórios devem ser higienizados a cada uso. Já existem no mercado higienizadores de pincéis à base de bactericidas, hidratantes e emolientes, para que as cerdas tenham uma durabilidade melhor. Caso a pessoa não tenha acesso a esses produtos, pode lavar com xampu neutro infantil e condicionador. Depois, deve-se enxaguar abundantemente e deixar secar ao ar livre. E mesmo quem utiliza higienizadores específicos deve lavar os pincéis pelo menos duas vezes ao mês. As esponjas também devem ser lavadas com um sabonete bactericida a cada uso e secas ao ar livre, para evitar qualquer tipo de contaminação por fungos, bactérias, herpes, dermatites, etc. Eu mesma tenho pincéis com mais de 20 anos e estão em impecável estado de conservação. Parecem mesmo novos!
Além da data de validade, há outra maneira de saber se itens de maquiagem estão bons para o uso?
Geralmente cosméticos duram 4 anos. Mas se você não conseguir identificar a data de validade, pode verificar alguns detalhes. Por exemplo, mudanças na coloração, cheiro, textura e se há alguma formação de fungos. Caso não tenha certeza, o melhor a fazer é evitar o uso e dispensar a produto. No caso de uso de maquiagens vencidas, podem ocorrer alergias, fungos e até enfermidades dermatológicas mais graves.
*Rita Fischer é cabeleireira e maquiadora profissional formada pela APBERJ e SENAC. Dentre seus principais clientes corporativos estão a Editora Abril, Editora Globo, Vogue, Trip, Sony Music e Duloren. www.ritafischer.com.br