Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/10/2011 às 14h49

Reunião discute segurança pública em Muriaé e região

Foi realizado hoje, 17/10, por volta das 10h no Teatro Zaccaria Marques na Fundarte, uma reunião formal de Audiência Pública da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais com o intuito de analisar e debater a questão da segurança pública em Muriaé e região. Tal reunião foi realizada por intermédio de requerimento do Deputado Dr. Wilson Batista.  

A reunião contou com um número significativo de autoridades de Muriaé e região, entre elas, delegados, advogados, o Secretário de Estado de Esportes e Juventude, Braulio Braz, o Deputado Dr. Wilson Batista, o Prefeito de Muriaé, José Braz, o Presidente da Câmara de Vereadores de Muriaé, Vander Gonçalves, o Presidente do Sindicato Rural de Muriaé, Manoel Carvalho, representantes da Polícia Militar e Civil de Muriaé, entre outros.

No entanto, devido ao mau tempo, o Deputado Diniz Pinheiro, Presidente da Assembléia de Minas, o Deputado João Leite, Presidente da Comissão de Segurança Pública e o Deputado Rômulo Viegas, que também faz parte da Comissão de Segurança Pública, que viriam de Belo Horizonte para participarem da Audiência não conseguiram pouso e por isso, aconteceu apenas uma reunião formal não desprestigiando quem esteve presente.

Sobre a importância do debate, o Secretário de Estado de Esportes e Juventude, Braulio Braz destacou, " o poder público trabalhando precisa muito do apoio da sociedade civil organizada, para que num contexto da sociedade como um todo a gente possa conseguir bons resultados. É muito importante a sociedade de Muriaé participar dos debates. No caso da segurança pública, envolve 26 municípios em torno de Muriaé que estão ligados ao 47º Batalhão, por isso é de grande importância este evento aqui hoje".

O Deputado Wilson Batista ressaltou que o objetivo da reunião era de enfrentar essa grande epidemia de homicídios que está ocorrendo em Muriaé, "mais de 25 homicídios só esse ano, isso é um número muito grande comparado as outras cidades de Minas Gerais", afirmou ele que ainda prosseguiu, "e nós temos que fazer planejamentos para poder enfrentar e sabemos que esses homicídios estão muito relacionados ao consumo e tráfico de drogas e isso nós também temos que enfrentar, sabemos que existem propostas para fazer tratamento das pessoas que hoje são dependentes químicas, existem propostas para enfrentar o tráfico de drogas. Nós devemos fazer um estudo daquilo que realmente vai trazer resultado, aquilo que realmente vai combater esse tráfico de drogas hoje em Muriaé e tratar essas pessoas que hoje são dependentes químicas. É muito importante o Estado ser parceiro nosso com essa luta, porque é uma luta que é muito grande, não basta ser só nossa aqui dentro da cidade, então temos que enfrentar esse problema que afeta a população brasileira na sua totalidade. Precisamos juntar forças, junto com as autoridades da cidade, junto com as autoridades do Estado para trazermos melhores resultados ao longo dos anos", disse o Deputado.

O Presidente da Câmara de Veradores de Muriaé, Vander Gonçalves, na ocasião enfatizou, "este debate é de extrema importância, o índice de criminalidade vem crescendo muito nos últimos anos na cidade, estamos passando também por um problema sério de distritos que não tem policiamento, falta de efetivo, o baixo índice de efetivo do nosso Batalhão, mas ao mesmo tempo a Polícia vem trabalhando firme pra trazer mais segurança pra gente e vamos discutir aqui hoje para vermos o que pode ser melhorado, o apoio que a gente pode receber para trazer mais segurança e melhorar a situação da cidade".

Segundo o Tenente Coronel Rodrigues Muriaé é hoje o 113º município em taxa de homicídios, que, conforme explicou ele, é um índice extraído em comparação ao número de habitantes da cidade, e o 19º em números absolutos de homicídios no Estado que tem 853 municípios," creio que estamos dentro da evolução de homicídios no Estado", afirmou o Tenente Coronel, que ainda continuou, "de acordo com a Polícia Militar em Muriaé temos demonstrações que melhoramos até o policiamento, que aumentamos o número de policiais na rua, executamos mais operações, porém, os homicídios aconteceram. O ânimo da pessoa de tirar a vida de outra foi mais evidente este ano, então isso aí nos leva a pensar que foi uma evolução de vários fatores que motivam essa exposição da agressão do cidadão e tudo levado pelo tráfico de drogas que tem sobressaído nesses últimos tempos, se explica pela quantidade de apreensões que temos feito, de pessoas presas por esta atividade ilícita, número de armas de fogo que fizemos apreensão esse ano, tudo isso mostra que o tráfico de drogas tem sido o problema mais sério no aspecto da segurança pública e também nos leva a verificar o número de roubos, de furtos que vem acontecendo que nos mostram que é realmente para bancar o tráfico ilícito de drogas", encerrou o Ten.Cel. Rodrigues.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: reunião, segurança



Gazeta de Muriaé
HPMAIS