Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/10/2011 às 09h51

Pontos em comum para aumento do comércio entre Minas e Índia

O governador Antonio Anastasia fez, nessa sexta-feira (14/10), em Nova Delhi, palestra "Minas Gerais, seu melhor investimento", para um grupo de empresários indianos filados à Confederação das Indústrias Indianas. Anastasia considerou o contato fundamental para a continuidade das negociações que vêm sendo realizadas pela missão do Governo de Minas à Índia.

 

"Tivemos aqui uma reunião, promovida pela Confederação das Indústrias Indianas, muito proveitosa, com a presença expressiva de várias empresas da Índia. Nosso objetivo foi mostrar as potencialidades da economia mineira, as oportunidades de negócios que fizemos durante toda essa semana. Um clima muito positivo, já que temos vários pontos em comum e acredito que vamos conseguir nas conversas entre a missão empresarial e os empresários indianos aqui presentes, boas oportunidades e novos temas para Minas Gerais", explicou o governador.

 

Os pontos em comum identificados pelo governador foram também demonstrados na primeira apresentação do dia, feita pelo gerente de Serviços da consultoria Ernst & Young, Mohit Bhasin. A palestra de Bhasin trouxe o atual cenário econômico da Índia e as oportunidades de investimento no país.

 

"Pelas conversas, identificamos que as maiores potencialidades estão na área de energia, na área elétrica e na de reflorestamento", disse o governador.

 

Em sua apresentação das potencialidades do Estado, Anastasia destacou o crescimento do comércio bilateral entre Minas Gerais e Índia, nos últimos anos, como prova de que ainda há muito a incrementar nas negociações. Entre 2003 e 2010, as exportações de Minas para o país asiático tiveram um aumento de 630%, enquanto as importações subiram 546%.

 

Para o presidente da Confederação das Indústrias Indianas, V.K. Mathur, a presença do governador e sua missão durante esses dias na Índia será o passo fundamental para o aumento do intercâmbio entre os dois países.

 

"Além daqueles já destacados, outros setores em que podemos avançar são o de turismo e de produtos para empresas aéreas", concluiu Mathur.

Autor: Agência Estado

Fonte: Agência Estado

Tags: comércio, Índia



Gazeta de Muriaé
HPMAIS