Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/10/2011 às 09h39

Anastasia apresenta Minas Gerais a empresários indianos

Governador assinou protocolo de intenções com o governo do estado de Karnataka, durante viagem que faz à Índia

O governador Antonio Anastasia faz, nesta sexta-feira (14/10), em Nova Delhi, palestra sobre a economia mineira e as oportunidades de negócios no Estado, para integrantes da Confederação das Indústrias Indianas. Na capital do país asiático, Anastasia terá ainda, até a próxima quarta-feira (19/10), encontros com o primeiro-ministro Manmohan Singh, ministros de estado e representantes do parlamento indiano.

Nova Delhi é a última escala da missão oficial do governador à Índia, que já passou por Mumbai e Bangalore. Nessa última, centro que abriga mais de duas mil companhias de tecnologia, Anastasia visitou empresas e assinou protocolo de intenções com o Governo de Karnataka, estado que tem a cidade de Bangalore como capital.

Uma das reuniões mais importantes da viagem até agora, na avaliação do governador, foi realizada com a diretoria da Beml Ltda, estatal indiana, maior fabricante de vagões e infraestrutura para trens e metrôs do país, que demonstrou interesse em participar do processo de expansão das linhas do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

"Trata-se de uma grande produtora de equipamentos pesados para mineração, portanto, com possibilidades de negócios, e que quer se instalar também na América Latina. O encontro foi também especial por ser a Beml responsável pela construção dos metrôs de Bangalore e de Delhi e ter nos apresentado propostas muito interessantes na questão da estrutura ferroviária do metrô a ser construído em Belo Horizonte. Portanto, tratativas importantes que certamente renderão frutos significativos para Minas Gerais e os mineiros", afirmou o governador.

O chairman da Beml, V. Rs. Natarajan, confirmou a possibilidade de participação da empresa nos projetos e obras do metrô em Minas Gerais. "Além da mineração, queremos desenvolver projetos para participar das concorrências que se abrirão em outras frentes, principalmente na área de trens urbanos e metrô", explicou Natarajan.

 

Infosys

Outra importante visita foi à sede da Infosys, maior empresa de tecnologia de informação da Índia. Presente em Minas Gerais com um escritório em Nova Lima, a Infosys, segundo seu CEO, S.D. Shibulal, tem intenção de ampliar sua atuação no Estado, com a instalação de centros de treinamento e aumento do número de funcionários, atualmente em cerca de 200.

"Estamos muito satisfeitos com nossa presença em Minas Gerais e sabemos que, por meio de parcerias com o Governo Estadual, podemos levar todo nosso conhecimento em inovação para o Estado e para o Brasil. Essa expansão está entre nossas prioridades e a visita do governador Anastasia à nossa sede nos encoraja ainda mais para levar o projeto adiante", agradeceu Shibulal.

Juntamente com a comitiva empresarial que acompanha sua viagem à Índia, Anastasia conheceu grande parte do campus da Infosys em Bangalore, que ocupa uma área de 300 mil m².

"Visita única ao campo da Infosys, líder mundial no seu setor que já se encontra em Minas Gerais, e nós estamos aqui em tratativas para sua expansão. A visita ao campus foi significativa porque percebemos aqui uma perfeita integração entre a tecnologia, a informação e o desenvolvimento. Ainda, a geração de empregos de primeira qualidade que é nossa prioridade", completou o governador.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, as experiências e os contatos realizados em Bangalore significarão muito para a consolidação da indústria de TI em Minas.

"Minas está redesenhando sua economia e tem na área de TI um potencial enorme. Nós já temos um setor de software, eletrônico, de tecnologia da informação organizado. Essa experiência que estamos assistindo aqui em Bangalore pode representar um passo importante não só na área de pesquisa, de extensão, de intercâmbio, mas também na área dos negócios. Vejo aqui uma possibilidade enorme de consolidarmos parcerias que venham nos permitir ampliar a perspectiva na área de TI em Minas Gerais e colocar essa como uma das novas faces da economia no Estado", afirmou o secretário.

 

Protocolo de cooperação

Em seu último compromisso oficial em Bangalore, o governador Anastasia assinou, juntamente com o ministro da Indústria e Comércio de Karnataka, Murugesh R. Nirani, um protocolo de intenções para estreitar os laços de solidariedade e cooperação entre os estados. Na quarta-feira, em sua chegada à cidade, Anastasia foi recebido pelo governador do Estado de Karnataka, em sua residência.

"Fizemos uma visita oficial ao governador na sua residência e depois uma reunião de trabalho muito produtiva com o governo, acompanhado das federações das classes produtoras, as associações comerciais, a Federação da Indústria e com o Ministro da Indústria e do Comércio do estado de Karnataka. Firmamos um protocolo para cooperação econômica, institucional, cultural e educacional e agora vamos estreitar esse relacionamento à semelhança com aqueles que temos com províncias e estados americanos, europeus e outras nações da Ásia. O Estado de Karnataka tem um grande desenvolvimento econômico, se assemelha a Minas pela presença de ouro, café, aço e agora também com a presença muito firme da tecnologia da informação", concluiu o governador.

Autor: Agência Estado

Fonte: Agência Estado

Tags: indianos, Minas Gerais



Gazeta de Muriaé
HPMAIS