Em 13/10/2011 às 11h30
O Programa Brasil Alfabetizado do MEC – Ministério da Educação tem por objetivo elevar a escolaridade de jovens a partir dos 15 anos de idade, adultos e idosos que não tiveram oportunidade ou que simplesmente não freqüentaram a escola na idade adequada. Em Muriaé o programa comemora sete anos de efetivo trabalho e já está cadastrando novas turmas e também monitores para o próximo ano.
Aqueles que tiverem interesse em atuar como monitores do Programa devem ter o segundo grau completo e dirigir-se à Secretaria Municipal de Educação, e ainda, de acordo com Andréia Pereira de Assis, assessora pedagógica da Secretaria, "os candidatos a monitor devem ter interesse, disposição, habilidade e liderança para organizar as turmas. Eles pegam um formulário na Secretaria de Educação e precisam buscar os alunos interessados em se alfabetizar."
Após a seleção dos candidatos, os monitores serão submetidos a um curso de capacitação e receberão uma bolsa auxílio do Governo Federal. Aqueles que serão alfabetizados receberão todo o material necessário ao estudo. O Programa é uma parceria entre o Município e o Governo Federal que visa beneficiar anualmente uma média de 600 alunos.
As aulas serão ministradas em igrejas, escolas, asilos, albergues, nos CAPS e também nas cadeias públicas.