Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 07/10/2011 às 11h15

Muriaé sedia Seminário Pobreza e Desigualdade

Com uma população de 2,16 milhões de habitantes, sendo que 47 mil pessoas vivem sem qualquer rendimento, a Zona da Mata mineira sedia o 11º encontro do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, na sexta-feira (7/10/11). Promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o apoio de mais de 80 instituições, o evento será realizado em Muriaé, no Teatro Zacarias Marques, à avenida Constantino Pinto, 400, Centro, a partir de 8 horas.

O Seminário Pobreza e Desigualdade tem o objetivo de discutir e elaborar propostas para diminuir a miséria e as diferenças socioeconômicas no Estado. A intenção é incluir as sugestões no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2012-2015, no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado até 2030 e no Orçamento do Estado. Os próximos encontros regionais serão em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) e em Belo Horizonte, onde ocorre a etapa final, nos dias 24, 25 e 26, na Assembleia.

A abertura foi feita pelo presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), tendo como convidados o prefeito de Muriaé, José Braz, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Vander Gonçalves de Oliveira, o Deputado Wilson Batista, o Secretário de Estado de Esporte e Juventude, Braulio Braz, entre outros. A partir de 9 horas, começaram as exposições e, em seguida, os debates nos grupos de trabalho (programação abaixo).

Já foram realizadas audiências em Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Araçuaí (Jequitinhonha), Governador Valadares (Rio Doce), Patos de Minas (Alto Paranaíba), Paracatu (Noroeste), Montes Claros (Norte), Sete Lagoas (Central), Uberlândia (Triângulo Mineiro), Divinópolis (Centro-Oeste) e Pouso Alegre (Sul de Minas).

O Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade foi precedido pela realização, em junho, do Ciclo de Debates Estratégias para Superação da Pobreza, e de uma consulta pública realizada em agosto, pela internet, para colher sugestões da população visando combater as desigualdades sociais e regionais do Estado.

Programação

7h30 – Credenciamento

8 horas – Abertura Oficial

Deputado Dinis Pinheiro (PSDB) - Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

José Braz - Prefeito Municipal de Muriaé

Vereador Vander Gonçalves de Oliveira - Presidente da Câmara Municipal de Muriaé

9 horas – Exposições

Dimensão da pobreza e das desigualdades sociais e regionais

10 horas - Grupos de Trabalho

GRUPO 1 - Desenvolvimento Social

Tema 1: Promoção e Proteção Social

Tema 2: Educação e Cultura

Tema 3: Saúde e Qualidade de Vida

GRUPO 2 - Desenvolvimento Econômico Sustentável

Tema 4: Produção e Trabalho

Tema 5: Infraestrutura, Rede de Serviços e Circulação

Tema 6: Ciência, Tecnologia e Inovação

12 horas – Almoço

13h30 – Continuação dos Grupos de Trabalho

16h30 – Plenária

Relato do trabalho dos grupos e apresentação dos representantes regionais eleitos nos grupos

17h30 – Encerramento

 

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé

Tags: seminário, pobreza



Gazeta de Muriaé
HPMAIS