Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/09/2011 às 14h32

Concurso Regional de Qualidade do Café em sua fase final

Está em sua fase final o X Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas – Região de Muriaé, promovido pela EMATER-MG. As provas de degustação estão ocorrendo neste final de mês de setembro no campus Rural do IFET (Instituto Federal de Educação) no Sofocó.

Tres degustadores ( Flaviano, Vicente e Carlos Magno) estão fazendo a análise de qualidade nas amostras de cafés que passaram na fase inicial.  Segundo a EMATER-MG, o Concurso de Qualidade do Café da Região de Muriaé ano 2011 teve mais de oitocentos  cafeicultores  inscritos nas categorias Natural e Cereja Descascado.

Flaviano Vieira Lima é degustador e classificador de café credenciado pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) há mais de 12 anos.  Provador do concurso de Muriaé desde a sua primeira edição, Flaviano é presidente da Associação dos Cafeicutores de Santa Margarida e membro da Cooperativa dos Cafeicultores daquele município.  Sobre a importância do Concurso Regional de Qualidade do café de Muriaé ele assevera: "O objetivo principal do Concurso de Qualidade de Café é mostrar o potencial de qualidade da região. Funciona como uma vitrine. O cafeicultor deve observar os microlotes (lotes bem pequenos) de sua produção, formando lotes maiores,  e obtendo assim um maior retorno financeiro com este poder de comercialização.  Além disto o resultado do Concurso oferece os meios de identificação de nichos de produção e até as falhas na produção, que permite o aperfeiçoamento das técnicas de produção e da Assistencia Técnica."

Vicente Gomes é degustador de Cafés Especiais, atuando na condição de "controle de qualidade" da Cooperativa CORPAL de Sacramento, distrito de Manhuaçu.  É  especialista em fragrância de café. Também é provador desde o primeiro Concurso de Café de Muriaé.  Vicente tem acompanhado a melhoria da qualidade do café da região e detectado fragrâncias várias nas amostras do Concurso.

Afirma o degustador: "Existem nichos de mercado que demandam cafés com fragrâncias como o Japão que dá preferência aos cafés com fragrâncias de ervas, os Estado unidos que prefere cafés com fragrâncias de frutas e a China que opta por cafés com fragrâncias florais. O mercado de café já está pagando um diferencial por estes lotes especiais. Em Manhuaçu já existe esta procura, o que é um incentivo ao cafeicultor."

Por fim, Carlos Magno Correa, provador desde o III Concurso de Qualidade e há mais de nove anos como degustador da COCAMUR (Coop. Cafeicultores de Muriaé e Região) afirmou: "Antes do Concurso de Cafés da EMATER-MG, apenas 25% dos cafés comercializados pela  COCAMUR apresentavam  bebida melhor. Hoje este percentual chega a 70%, demonstrando o resultado prático do Concurso em termos de qualidade. E o  mais importante é que o produtor está sendo melhor remunerado. Até o café de bebida inferior deu um salto de qualidade."

Os técnicos da EMATER-MG estão coordenando o Concurso.  Segundo o extensionista Francisco Paiva Rezende (Chicão) a cerimônia de premiação dos melhores cafés será no final de outubro.

 

Autor: Emater-MG

Fonte: Emater-MG

Tags: concurso, café



Gazeta de Muriaé
HPMAIS