Em 23/03/2007 às 09h06
O Departamento Municipal de Saneamento Urbano - DEMSUR, é a autarquia municipal responsável pelo desenvolvimento das políticas, planos, projetos, administração e execução das atividades ligadas ao saneamento básico. Hoje 100% das residências urbanas do município têm água potável à sua disposição e 98% da população urbana dispõem de rede pública de esgotamento sanitário, tanto na sede, quanto nos demais distritos e povoados.
Confira em destaque algumas atividades da Autarquia
Ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da ETA Rio Preto
Instalação de novas bombas na captação de água do Rio Preto com capacidade para aduzir até 39 litros/segundo que, funcionando em paralelo com as bombas já existentes, produzirão uma vazão em torno de 50l/s;
Execução de nova adutora de água bruta de diâmetro DN 250 mm, ao lado da adutora já existente de diâmetro de DN 150 mm;
Execução de 3800 metros de rede de distribuição de água tratada em diâmetro DN 150 mm, DN 200 mm e DN 250 mm;
Construção de um reservatório de 1.000.000 litros no Cardoso de Melo;
Construção de casas de bombas;
Substituição das bombas das elevatórias de água tratada para vazão de 50 litros/segundo.
Bairros beneficiados: Cardoso de Melo I e II, Bom Pastor, Napoleão I e II, Santana I e II, São Joaquim, Joanópolis, José Cirilo, Franco Suíço, Dornelas I e II.
Construção de 01 reservatório metálico de 1.000.000 de litros na Estação de Tratamento de Água - ETA Gávea.
Construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Safira/João XXIII. A Estação beneficiará em torno de 20 mil habitantes.
Bairros atendidos: Alterosa, Colety, João XXIII, Prefeito Hélio Araújo, Quinta das Flores, Safira, São Gotardo e partes dos bairros: Cerâmica, Planalto e Primavera.
Hoje a cidade de Muriaé já trata 11% do esgoto coletado e até o final de 2007, com a conclusão da ETE Safira/João XXIII, este percentual passará para 28%.
Já está em andamento os procedimentos para a contratação e execução da ETE Dornelas e conclusão da ETE Santo Antônio, que possibilitará ao município atingir o percentual de 50% de esgoto tratado na cidade.
Estes números colocam Muriaé em destaque no cenário nacional, como cidade preocupada com a qualidade de vida dos seus habitantes.
Implantação de Sistema de Tratamento de Água do poço artesiano que abastece parte do bairro João XXIII.