Em 22/03/2007 às 17h38
No último sábado, 17 de março, às 10 horas, foi realizada na sede do Tiro de Guerra 04.016 de Muriaé a cerimônia de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação - CDI e compromisso a Bandeira do Exército Brasileiro. No total, 150 jovens da classe 88 estiveram presentes para o recebimento do CDI. Todos dispensados da prestação do serviço militar inicial na cidade de Muriaé por excesso de contingente.
Os jovens dispensados do serviço militar por força de disposições legais, juraram cumprir com as obrigações militares e atender as convocações de emergência.
Após a execução do Hino Nacional, o Reverendo Wilson Reis, também presidente da Câmara dos Vereadores, lamentou a dificuldade que o Tiro de Guerra de Muriaé possui referente ao fato de não poder atender um número maior de jovens, destacando ainda a importância do Exército na vida de um jovem: "o Exército Brasileiro confere ao cidadão uma vida mais disciplinada, direcionando-o a um caminho mais certo", conpletou.
Segundo o Tenente Vanderlei, o caso de dispensa ocorre em todo o Exército Brasileiro: "temos um grande numero de jovens na idade do serviço militar inicial e em Muriaé há 100 vagas para atiradores, com um numero muito maior de jovens alistados; conseqüentemente, são colocados em excesso de contingente.
Complementando as palavras do Tenente, o Prefeito José Braz ressaltou como sendo complicado arrumar um local maior para que o Tiro de Guerra pudesse comportar todos os jovens, "pois a cidade possui outras prioridades, como a Escola do Cefet, as pontes que foram afetadas pela enchente e o Batalhão da Policia Militar; mas não é descartado uma sede maior, capaz de comportar um número maior de jovens", destacou.
Entre as autoridades mencionadas estiveram presentes ainda o Vereador Odilon Braga; Valdemar Montezano, Vice-governador do Distrito do Lions; o Capitão Adilson Schetino Leite, ex - Delegado do Serviço Militar; José Nicodemos Couto, Diretor da Escola São Paulo; 1º Sargento Nesilio Roberto, Chefe de Instrução do TG 04.016; e o 1º Sargento Geovane do Nascimento, Instrutor do TG 04.016.
Para os nascidos em 1989 é válido lembrar que tem até o dia 30 de abril deste ano para realizar o alistamento, visando concorrer às vagas do Tiro de Guerra em 2008.