Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/03/2007 às 18h10

Intercâmbio cultural promovido pela ESP

  A Escola São Paulo realizou nos dias 09 e 10, sexta e sábado últimos, intercambio cultural e esportivo com os alunos da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar, EPCAR, Barbacena - MG. O encontro marcou um fato inédito na história do município, que jamais havia recebido uma instituição de ensino militar para a realização de um evento desta natureza.

  A programação constou da recepção dos militares na sexta-feira, por volta das 10h. Na solenidade, que teve como mestre de cerimônias o promoter Marco Aurélio (Mé), contou com a participação de diversas autoridades do município.

  Capitão Aviador, Alexandre Ricardo do Carmo; Representando o Tenente Patrick, do Corpo de Bombeiros de Muriaé, o Sargento Octávio; Sargento Nezildo Roberto de Jesus, Chefe de Instrução do TG 04-016; Sargento Giovane Jader do Nascimento, Instrutor do TG 04-016; Tenente Wanderlei de Souza, Delegado do Serviço Militar do município; Chefe de Gabinete do Prefeito José Braz, Ruy Vale de Matos e representando o Comando da 76ª Cia. ESP PM, o Tenente Sandro Josefino Cunha.

  Abrindo a solenidade, em seu pronunciamento, o professor José Nicodemos Couto, Diretor da Escola São Paulo falou que a vinda dos alunos da Escola Preparatória de Cadetes-do-Ar em Muriaé irá marcar os corações e mentes de todos que ali estavam. Nicodemos afirmou que os jovens militares seriam exemplos para os jovens muriaeense, classificando-os de "espelhos" para a juventude da cidade. Ele frisou que, com este acontecimento, inicia-se as comemorações pelos 94 anos da Escola São Paulo.

  Após falou o Tenente Wanderlei que ratificou as palavras do Diretor da Escola e falou ainda que por ser ele um militar que trabalha com diretamente com a juventude, em virtude de ser o responsável pelo alistamento militar no município, a visita dos alunos muito o alegrava e certamente motivará os jovens muriaeenses seguirem a carreira militar.

  As palavras do Capitão Aviador Alexandre Ricardo do Carmo, muriaeense, foi de alegria por poder participar de uma atividade com os alunos da EPCAR em Muriaé. Ele reforçou a importância de se apresentar para os não militares, especialmente para os jovens, o que é a carreira militar. O militar também destacou a participação efetiva do Brigadeiro do Ar, Paulo Henrique Russo, Comandante da EPCAR, na vinda da delegação, salientando o esforço daquele oficial, para que Muriaé vivesse este momento histórico.

  Dr. Ruy Vale de Matos reforçou a importância da vinda dos militares e simbolicamente entregou as chaves da cidade ao Capitão Ricardo, através de uma placa comemorativa ao evento.

  Autoridades e alunos da Escola São Paulo participaram de uma palestra proferida pelos alunos Lucas Calestini Luiz e Rodrigo Mendes Cordeiro, da EPCAR, que supervisionados pelo Chefe da Delegação apresentaram uma visão completa do que é ser um aluno da Escola Preparatória dos Cadetes-do-Ar.

  O intercambio esportivo foi uma reativação da AASP, Associação Atlética São Paulo, e constou de dois jogos: na sexta-feira, voleibol e no sábado futebol.

  Sobre a AASP a Gazeta de Muriaé entrevistou Ricardo Fajardo, ex-aluno da Escola São Paulo, que desenvolve atualmente trabalho com uma empresa de fomento Mercantil. Desde os 12 anos na escola Ricardo disputou vários torneios pela AASP, inicialmente com as cidades do entrono de Muriaé, posteriormente a equipe muriaeense classificou-se para disputar torneios nas mais diversas regiões de Minas Gerais. Segundo Ricardo: "Foi o início de um processo que durou muito tempo tivemos muitas equipes aqui em Muriaé, como Banespa, Fluminense, Botafogo, o Giovane Gávio, campeão olímpico, jogou contra a gente aqui na escola e na AABB; infelizmente, por um tempo a escola não pode continuar competindo, mas agora com a volta da AASP estou aqui para dar o meu apoio". Ricardo parabenizou a instituição pela iniciativa e falou sobre a importância do esporte na vida do jovem: "É de suma importância o esporte para todos, a convivência, para se aprender a respeitar os outros, os horários; no esporte se forma o cidadão e com a possibilidade da profissionalização como atleta. Tivemos dois atletas aqui que foram campeões mundiais; uma foi a Kátia que foi campeã infanto-juvenil na Tailândia e o Rodrigo que foi por duas vezes foi campeão juvenil, frutos do trabalho da Escola São Paulo". Ressaltou.

  No primeiro dia na disputa da partida de voleibol masculino, o jogo que teve início aproximadamente às 18h e a ASSP venceu por 3 sets a 1.

  No segundo dia, ainda pela manhã, o professor José Nicodemos Couto foi homenageado pelos alunos da EPCAR com a entrega de um quadro, contendo uma flâmula alusiva ao evento. Posteriormente aconteceu uma partida de futebol, no campo do Nacional entre as duas instituições e novamente os alunos da AASP saíram vencedores pelo placar de 3 a 1. Marcaram pela AASP: Felipe (2) e Renato (1). Foram dois dias de atividades que passaram a fazer parte da rica história da Escola São Paulo.

  Muriaé está de parabéns ao receber pela primeira vez uma comitiva da Força Aérea Brasileira, com o objetivo de apresentar para os jovens uma nova opção de vida: a carreira militar. Uma carreira apresentada sem mitos ou história por pessoas, que gostam e vivem intensamente o que fazem.

Autor: Cicero Gomes

Fonte: ESP



Gazeta de Muriaé
HPMAIS