Em 08/09/2011 às 08h51
Terminou no sábado dia 27, em Bom Jesus da Cachoeira Alegre, distrito de Muriaé, a série de eventos destinada a discutir assuntos de interesse dos agricultores familiares da região. Sob o título de Dia Especial do Cavalo, o último dia do evento discutiu questões relativas ao manejo e cuidados com os animais de serviço na propriedade familiar. Foram realizadas também, palestras de médicos sobre os cuidados com a saúde das comunidades rurais.
Toda a programação de encerramento aconteceu de 10h às 18h, no sítio Liberdade. A promoção é da unidade regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Muriaé, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Desde março, a regional Emater-MG de Muriaé vem realizando eventos variados, sendo a maioria dias de campo sobre temas envolvendo bovinocultura, fruticultura e piscicultura, além de orientações sobre saúde preventiva para os moradores rurais. Os eventos, no total de oito, procuraram contemplar demandas apontadas pelos próprios agricultores durante a aplicação do Diagnóstico de Planejamento Participativo, em outubro de 2010, nas comunidades rurais dos distritos de Vermelho e de Bom Jesus da Cachoeira Alegre.
Segundo o extensionista da Emater-MG e idealizador do projeto, Francisco Ofeni, a iniciativa permitiu aos produtores "desmistificar os próprios problemas e buscar soluções adequadas, valorizando o trabalho da agricultura familiar".
O casal Ismael e Jussara Pena, do distrito de Bom Jesus da Cachoeira Alegre, sediou um dos eventos na propriedade da família e mostrou disposição para mais. Segundo eles, a iniciativa da Emater-MG foi importante para a capacitação dos produtores rurais e também para a interação dos habitantes das comunidades. Entusiasmada com a iniciativa, Jussara adiantou: "no próximo ano, quero receber novamente um evento do tipo", revelou.