Em 01/09/2011 às 16h49
A realização de um sonho coletivo. Assim pode ser definida a cerimônia de entrega das chaves das 304 moradias construídas a partir do programa Minha Casa, Minha Vida que compõem o Residencial Nova Muriaé, em Vermelho, na noite de quarta-feira (31). O evento teve a presença de milhares de pessoas, entre famílias que foram contempladas com as casas, representantes da Caixa Econômica Federal e várias autoridades políticas do município.
A emoção tomou conta da cerimônia. O pastor Maxwell Néri, da Igreja Metodista de Vermelho, pediu a bênção e proteção divina ao conjunto habitacional e aos novos moradores. Já a entrega das chaves começou com três pessoas que, no palco, representaram as demais - Sílvio José de Oliveira, Geni Brígida da Silva e Maria José da Silva simbolizaram, respectivamente, os deficientes físicos, os idosos e as mães de família. Em seguida, os proprietários de cada casa foram chamados, um a um, para receberem suas chaves.
O prefeito José Braz demonstrou entusiasmo com a mais recente realização de sua administração.
- É uma das obras mais importantes que fizemos. É preciso também agradecer ao Governo Federal por mais esta parceria. Tenho certeza que muitas outras ainda virão - afirma.
A partir de quinta-feira (1), as famílias já estão liberadas para fazerem suas mudanças para o Residencial Nova Muriaé. Prestes a receber mais de mil novos habitantes, o local está preparado para suportar as demandas, garante o diretor de águas e esgotos do Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur), José Luciano Braga.
- Com o novo poço artesiano e o novo reservatório, a capacidade de reservação de água em Vermelho duplicou. Na rede de esgoto, fizemos todas as interligações do conjunto habitacional à estação de tratamento do distrito - informa.
Famílias vêem realizado o sonho da casa própria
Com a inauguração do Residencial Nova Muriaé e a liberação para início das mudanças, 304 famílias muriaeenses realizam o sonho de ter casa própria em local seguro. Para uns, significa o fim das obrigações com pagamento mensal de aluguel; para outros, é a tranquilidade de viver longe dos deslizamentos de terra e alagamentos existentes nas áreas de risco durante os períodos chuvosos.
Para o deputado federal Renzo Braz, trata-se da conquista de melhores condições de vida para os novos habitantes do distrito de Vermelho.
- Ter uma casa própria é um dos maiores sonhos de todo brasileiro. E todas essas pessoas agora terão casa segura, em um condomínio com infraestrutura adequada, com água, esgoto, iluminação pública, área de lazer - afirma.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral, as obrigações do poder público em relação ao novo conjunto habitacional ainda não terminaram.
- Esse foi apenas o primeiro passo. Temos que continuar desenvolvendo ações para assegurar a todos o acesso a moradias adequadas, com condições de vida saudáveis e dignas - lembra. Segundo Eveline, ainda no mês de setembro será instalado no distrito de Vermelho uma unidade do Centro de Referência e Assistência Social (Cras).
Autor: assessoria de imprensa Prefeitura de Muriaé
Fonte: assessoria de imprensa Prefeitura de Muriaé