Em 15/03/2007 às 17h43
Implantado em 2003 nas Escolas Estaduais, Municipais e Particulares de Muriaé, sendo ministrado pelo Sargento Freitas e aplicado aos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental até o ano de 2005, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD) foi direcionado também aos alunos da 6ª série a partir de 2006.
Trata-se de um Programa Educacional de Resistência às Drogas, que tem por objetivo prevenir o uso indevido de drogas e combater a violência entre jovens.
O PROERD é uma iniciativa da Policia Militar de Minas Gerais, com base no Projeto D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), inicialmente implantado em Los Angeles / EUA, em 1983, e atualmente se faz presente em mais de 58 países do mundo.
Desenvolvido em parceria com escolas das redes estadual, municipal e particular de ensino, o PROERD consiste na aplicação de 10 lições às crianças e adolescentes que estejam cursando, respectivamente, às 4ªs e 6ªs séries do Ensino Fundamental, em encontros semanais, ao longo de um semestre letivo. Desde a sua implantação na cidade, já passaram pelo programa mais de duas mil crianças.
As aulas são ministradas por policiais militares fardados que, orientados por um livro especial, ensinam às crianças e adolescentes como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania.
Ao final do programa é realizada uma solenidade de formatura com as presenças dos pais, dos diretores / professores e de representantes da comunidade, oportunidade em que os alunos recebem um certificado de participação e se comprometem a ficar longe das drogas e da violência.
O policial, professor do PROERD, é, acima de tudo, um voluntário selecionado a partir de critérios rigorosos que consideram, dentre outros aspectos, sua conduta moral, ética e profissional.
Além disso, o PM passa por um treinamento no qual aprende a utilizar as ferramentas didático-pedagógicas especificas para a aplicação do Programa e conta, ainda, com o apoio de profissionais ligados a área de prevenção, como médicos, psicólogos, pedagogos e outros, que dão suporte técnico as suas atividades.
Pesquisas científicas feitas no mundo inteiro, por órgãos de renome, comprovaram a eficiência do PROERD ao constatarem as reduções da violência e do uso indevido de drogas entre os jovens. Os valores éticos, morais e sociais trabalhados durante o curso, em conjunto - Família, Escola e Policia Militar -, propiciam aos alunos melhores condições para dizerem não as drogas e a violência.
"Este ano, no primeiro semestre, trabalharemos com a Escola Estadual Desembargador Canedo - Deca, para crianças de 4ª e 6ª série", comentou o Sargento Freitas.
O programa já passou por diversos bairros da cidade como Santa Terezinha, São Joaquim, Encoberta, entre outros, visando garantir ao jovem cidadão um futuro longe das drogas, da violência e da criminalidade.
As escolas interessadas devem contactar a Unidade da Policia Militar mais próxima e formalizar a sua participação no Programa, através da assinatura de um simples protocolo ou convênio.