Em 01/09/2011 às 11h41
O distrito de Itamuri ganhou novo local para a população cuidar da saúde. Inaugurada na noite de sexta-feira (26), a Unidade Básica de Saúde (UBS) João Acelino Andrade conta com amplas salas destinadas a atendimento, brinquedoteca, farmácia popular e consultório odontológico, em um total de 346m² de área construída.
João Acelino Andrade, cujo nome foi eternizado na UBS, era farmacêutico e, por muitos anos, cuidou da saúde da população de Itamuri. O prefeito José Braz e o secretário de estado de Esportes e Juventude, deputado estadual Braulio Braz, citaram a amizade que tiveram com o homenageado, lembrando de histórias do passado e ressaltando os serviços prestados por João à comunidade onde viveu. Ao filho do farmacêutico, Murilo Andrade, coube a emoção e o agradecimento pela homenagem prestada a seu pai.
Já o vice-prefeito Aloysio Aquino e o secretário municipal de Saúde, Marcos Guarino - ambos médicos - destacaram a importância que a UBS terá para a população. Oferecendo atendimento geral e especializado em diversas áreas, o local contará com os serviços de três equipes - do Programa Saúde da Família, de Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A primeira é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde - profissionais que atuarão na própria unidade e ainda nos sete pontos de apoio instalados em comunidades rurais próximas a Itamuri - enquanto a segunda é integrada por dentista e auxiliar de consultório dentário.
Já o Nasf é responsável por levar serviços variados à população. A equipe conta com pediatra, farmacêutico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social, que atendem no distrito de acordo com escala pré-definida na própria UBS. Entre as salas destinadas aos profissionais do núcleo, destacam-se a brinquedoteca, utilizada nas sessões de terapia ocupacional, e a farmácia popular, que fica aberta diariamente e conta com antibióticos, antinflamatórios e remédios para diabetes, hipertensão e estômago. Vale lembrar que os medicamentos podem ser retirados gratuitamente, sendo necessária apenas a apresentação de receita médica.