Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/03/2007 às 17h38

Cuidados importantes ao possuir animais domésticos

  Quem nunca pensou em ter um companheiro de todas as horas, carinhoso e divertido? Para muitas crianças (e até adultos), esse grande amigo é na verdade um animalzinho de estimação.

  Ter um animal é uma responsabilidade muito grande. Não pode haver apenas um entusiasmo temporário do dono em ter um animal e posteriormente abandoná-lo. Todos os filhotes são lindos e fofos, mas eles crescem (às vezes bastante) e depois envelhecem e precisam de cuidados especiais. Eles não são brinquedos e sofrem, quando maltratados. 

  Procurando informar a você leitor, a Gazeta de Muriaé esteve com Luciana Perez Schelb, formada em Medicina Veterinária e que há aproximadamente sete anos atua na área. Luciana optou pelo curso devido ao fato de cuidar, preservar e salvar a vida dos animais, que geralmente são maltratados e esquecidos pelos seus donos.

  Segundo a Drª, muitas doenças, problemas dermatológicos, envenenamento (intoxicação) e atropelamento, estão entre os casos mais constantes. "Mas há uma rotina veterinária que é a vacinação de filhotes e visitas rotineiras de higiene, levando assim o animal cada vez mais ao veterinário".

  Os cães estão cada vez mais presentes na vida do homem e ninguém quer um cachorro sujo, com pulgas e carrapatos; a primeira coisa que o proprietário do animal reclama é o problema de pele, que desencadeia de uma série de fatores, como pulgas e carrapatos, que são provenientes de não ter tomado banho adequadamente; são fatores que agravam o estado do animal e tudo isso acaba tendo uma incidência bem maior na pele, ficando mais difícil de se tratar.

  Como afirma a veterinária, o cachorro ainda é o animal mais levado aos veterinários; "dos meus clientes, 90% dos animais acabam sendo cão e o dono de um cachorro é diferente do dono do gato, de uma ave, de um peixe, que, por exemplo, é como um enfeite que fica em um aquário e não tem nenhum contato com o dono". O cão, por ser um animal extremamente ligado ao homem, pede colo, brinca, dorme com o dono. Então, como disse Luciana, qualquer coisa diferente que aconteça ao animal, acaba sendo perceptível ao dono.  "O gato é um animal mais independente, que não necessita muito contato com o dono; no entanto, quando o dono percebe alguma doença no animal, acaba sendo em estado avançado". Ela destacou como um dos problemas mais graves do gato, o urinário, que afeta principalmente o felino macho.

  "Animais de grande porte e de raça, como eqüinos e bovinos, são sempre bem cuidados, lavados, possuem cuidados especiais constantemente, o que os difere de animais de produção, que são mantidos para dar lucros, sem receber muitos cuidados, o que não é certo".

  Dra. Luciana destacou, em termos de cuidados gerais, a importância de estar ligado à higiene do animal, alimentação, remédios regularmente, vacinação, visando manter um animal saudável e bem cuidado, evitando a automedicação e procurando um veterinário em casos de duvida.

  Hoje em dia é mais comum vermos animais variados sendo domesticados e os silvestres como cobras, lagartos, iguana, papagaio, ramisters estão entre eles e são animais que merecem o mesmo cuidado como os demais.

  "É importante respeitar os animais, pois são seres vivos que necessitam de amor, carinho e principalmente de um dono que cuide bastante dele; o animal saberá retribuir ao seu dono", concluiu a veterinária Luciana Schelb.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: Luciana Schelb



Gazeta de Muriaé
HPMAIS