Em 29/08/2011 às 14h05
O X Concurso Regional de Qualidade do café, promovido pela EMATER-MG, obteve recorde em inscrições. As amostras recolhidas pelos extensionistas locais da Empresa nas propriedades dos cafeicultores inscritos foram entregues dia 12 de agosto no município de Muriaé.
A Equipe Regional coordenadora do Concurso, neste ano de 2011, divulgou o número de cafeicultores inscritos: nada menos de 841 participantes. O número está bem acima dos outros anos, que normalmente são de cerca de 600 cafeicultores, que já é um número muito expressivo. O município com maior número de amostras enviadas foi Carangola, com 149. O segundo foi o de Divino, com 124. Cada amostra corresponde a um cafeicultor participante.
O Concurso Regional tem a participação dos municípios produtores de café da região sob a gerência do escritório Regional da EMATER-MG de Muriaé, incluindo Miraí e São Sebastião da Vargem Alegre. No total são dezessete municípios participantes, com um parque cafeeiro de mais de 60.000 hectares de café em produção.
Segundo o Dr Ricardo Tadeu, Coordenador Regional de Culturas da EMATER-MG, a participação expressiva reflete o bom momento da cafeicultura, com o produtor obtendo preços melhores pelo café produzido. Destaca também a qualidade superior das amostras apresentadas, fato que deve ser comprovado nas etapas posteriores do Concurso. Segundo o Coordenador Regional, isto reflete a disposição do cafeicultor em obter um preço melhor por cafés de qualidade superior, além do período de colheita estar se processando com menor volume de chuvas, o que favorece a qualidade.
O Dr Francisco Paiva Rezende (Chicão), extensionista da EMATER-MG do escritório de Muriaé, membro da Comissão Regional que coordena o Concurso, também relatou os benefícios que o Concurso Regional trouxe para a Cafeicultura da região: "Há alguns anos, a região, erroneamente, era vista como produtora apenas de cafés de baixa qualidade. O Concurso regional, promovido pela EMATER-MG veio modificar este conceito, comprovando que os cafeicultores de nossa região produzem sim cafés de qualidade".
Além disso, esclarece que os técnicos da Empresa promovem Dias de Campo, palestras, Encontros técnicos, Demonstrações Técnicas, Seminários e muitas outras atividades que visam dar suporte aos cafeicultores e suas associações e melhorar as técnicas de produção da cultura.
Esta primeira etapa do Concurso com recepção, codificação, determinação de umidade e peneira e preparo de amostras está ocorrendo na Unidade Rural do IFE (Instituto federal de Educação) no Sofocó, que gentilmente cedeu suas dependências. As próximas fases, de degustação, ocorrerão em setembro,
O encerramento do Concurso será no final de outubro próximo, quando serão anunciados e premiados os melhores cafés, nas categorias Natural e Cereja Descascado.
Robério Torres é engenheiro agrônomo da Emater