Em 25/08/2011 às 13h22
Com um investimento de R$1,5 milhão, o Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) está colocando em funcionamento a terceira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade. Com a ETE Dornelas, 50% da população serão beneficiadas com coleta e tratamento de esgoto. Parte dos investimentos são com recursos do BDMG/NOVO SOMMA e outra com recursos próprios. A ETE Dornelas foi habilitada no Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas da Agência Nacional das Águas (ANA), por isso uma parcela dos recursos investidos irá retornar à autarquia.
O Demsur está em busca da universalização dos serviços de saneamento e uma das metas é a despoluição dos cursos d`água que cortam a cidade. Por isso, já está em andamento a obra da Estação de Tratamento de Esgoto Principal, que vai contemplar 96% da população urbana Muriaeense. Já foram instalados 8.576 metros de interceptores e 7.840 de rede de esgoto, que serão direcionados à ETE Principal. Agora, está em fase de conclusão a primeira etapa da ETE Principal, que contempla recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I) e do FHIDRO/IGAM.
E para dar continuidade aos trabalhos, o DEMSUR já tem um projeto em avaliação final pelo PAC II, para receber uma verba de 5,5 milhões de reais que serão investidos na construção das elevatórias e na 2ª etapa da ETE Principal (sistema de lodo ativado), que será localizada na BR 356, Km 268 (antigo Abatedouro Municipal). "O sistema de tratamento de esgoto de Muriaé começou a partir de um projeto piloto em um distrito, hoje, esta ampliação do sistema é muito significativa para a cidade e para a Autarquia, que mostra seu comprometimento ao longo das administrações", enfatizou a diretora geral do Demsur, Maria Aparecida Muruci.
Mesmo com estas obras em andamento, Muriaé já é destaque nacional na área de tratamento de esgoto. Em 2008, o Demsur foi contemplado com o 7° Prêmio Ouro Azul Furnas, classificado em 1º lugar na categoria "Empresa Pública" pelo trabalho apresentado sobre o sistema de tratamento de esgoto no município. Além de contemplar a área urbana, os distritos de Vermelho e Pirapanema também já contam com ETE’s em operação. A ETE José Cirilo foi a 1ª do Brasil a receber a certificação do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográfica da ANA, por ter cumprido integralmente todas metas e prazos exigidos durante o período de contrato.
O Demsur atende uma população de mais de 100 mil habitantes, oferecendo serviços que contemplam as quatro vertentes do saneamento básico: coleta e tratamento de esgoto; captação, tratamento e distribuição de água; drenagem pluvial e limpeza pública. Para isso, conta com uma equipe formada por 451 servidores, entre técnicos e especialistas, que recebem constantes capacitações para aprimorar o atendimento ao público.