Em 22/08/2011 às 15h29
Neste ano, a 1ª Conferência de Juventude traz o tema "Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos". Em Muriaé, a etapa municipal ocorrerá no dia 26 de agosto, na Fundarte, Teatro Zaccaria Marques, no horário de 8h às 17h. O credenciamento ocorrerá no mesmo dia, as 08h.
A Conferência é uma iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a construção e fortalecimento das políticas públicas para a juventude. Ela é aberta e destinada para os grupos ligados à juventude da sociedade civil e jovens em geral que estejam interessados em discutir políticas públicas para a juventude.
Sobre o COMJUV
O Conselho Municipal da Juventude (COMJUV) foi criado em 2011 pela Lei 4.068, que também instituiu o Fundo Municipal da Juventude, vinculado diretamente ao Poder Executivo do município de Muriaé. O Conselho é órgão de controle social, normativo, deliberativo e fiscalizador tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis e o poder público.
O COMJUV é composto por 50% de representantes do poder público e 50% da sociedade civil, principalmente por jovens, através de indicações do executivo e legislativo e sempre respeitando as diversas entidades de jovens que atuam no município. A representação do poder público contempla as secretarias municipais e a FUNDARTE (Fundação de cultura e artes) que possuem programas e projetos voltados para os jovens. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais, o que contribuirá para que a política juvenil seja transversal e trate o jovem como sujeito de direito.
Já a parcela da sociedade civil, no COMJUV, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo. O Conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, profissionais, lideranças jovens. Os integrantes do Conselho vão desde membros do movimento estudantil aos jovens rurais e urbanos, jovens mulheres, a jovens do esporte; a integrantes de organizações religiosas, entre outros.
O COMJUV é a forma direta do jovem participar da elaboração das políticas públicas para a juventude do município. Um elo direto entre os jovens e o poder público constituído do município (prefeito, presidente da câmara de vereadores e secretários municipais.)
Além disso, o conselho é o espaço de interlocuções entre a prefeitura e os jovens da sociedade, sendo um órgão de orientação e de inserção do jovem no processo político e elaboração das Políticas Públicas para a Juventude e uma maior conscientização quanto aos problemas por eles enfrentados no dia a dia.
Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta.