Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 09/03/2007 às 08h40

Muriaé apresenta Plano Diretor para Saúde

Servidores da Saúde lotaram o Zaccaria Marques

Muriaé é o primeiro município de Minas Gerais a concluir o Plano Diretor para a Saúde. Uma exigência do Estado e do Ministério da Saúde, o Plano Diretor surge a partir do momento em que foi implantado em 2001 com as Normas Operacionais de Assistência á Saúde (NOAS). Na ocasião também foi feito no Estado o Plano Diretor de Regionalização (PDR) e a Programação Pactuada Integrada (PPI), que dividiu Minas Gerais em Micro e Macro Regiões.

   O PDR é o instrumento que regulamenta o processo de regionalização da Assistência à Saúde no Estado, definindo o perfil assistencial dos municípios e estabelecendo o sistema de referências e contra-referências, além de ter o objetivo de garantir a integralidade da assistência e o acesso da população aos serviços de ações de saúde, de acordo com suas necessidades, integrando o Plano Estadual de Saúde.

  Existem vantagens no PDR e sobre elas falou Rita de Cássia Pereira de Castro, assessora Administrativa da Secretaria Municipal de Muriaé. "Hoje é possível saber os procedimentos que o município recebe as referências e contra-referências. Assim, o Plano Diretor é uma ferramenta de trabalho para que o gestor possa administrar a Secretaria de Saúde sabendo os seus pontos fracos e fortes." Ainda, segundo ela, o Plano Diretor vai contribuir também para diminuir as glosas, que são os procedimentos que são realizados no município, mas não são pagos pelo Estado. Isto ocorre porque Muriaé recebe uma população muito maior que a referenciada. "Com estas informações vamos procurar recursos para que estes municípios possam estar referenciando para Muriaé e não só vir o doente, mas também o recurso".

  A glosa também é uma das preocupações do Dr. José Carlos Alves Cerqueira, Presidente da Sociedade Médica de Muriaé, que afirmou não ser possível que uma cidade que é referencia para um milhão de habitantes tenha o estabelecimento do teto de procedimentos para 100 mil habitantes: "O resultado é o que a gente está vendo; a nossa dotação está muito baixa e nós pagamos um preço muito alto por causa disto". Sobre o lançamento do PDR ele falou: "É um privilégio muito grande estar aqui, vendo a saúde sendo conduzida por mãos competentes e vividas, pois o nosso colega Dr. Marcos Guarino, com quase 25 anos de medicina pública, procura trabalhar com empenho e dedicação fazendo aquilo que é possível para melhorar cada vez mais a saúde pública. Por isto, a Sociedade Médica é solidária ao nosso Secretário, porque a gente vê transparência e dedicação no trabalho dele".
 
Secretário de Saúde comemora 
 
  O Secretário de Saúde, Dr. Marco Guarino de Oliveira, comentou que é uma alegria Muriaé ser a primeira cidade de Minas a apresentar o Plano Diretor: "Nós colhemos de todos os setores da Secretaria as metas a serem cumpridas. Junto com a Gerência Regional de Ubá e a Secretaria Estadual de Saúde, estamos saindo na frente no sentido de cumprir as metas da saúde, tendo como objetivo principal o usuário. São quase 700 funcionários, vários setores, várias subsecretarias, por assim dizer e cada uma deu a sua sugestão, com as metas que irá cumprir, tudo de acordo com o Conselho Municipal de Saúde. É uma maneira de organizar, no nosso caso a saúde do município e também mobilizar os funcionários e a população, fazendo uma integração maior com a participação de todos". Segundo o Secretário, em dezembro vai ocorrer outra reunião, desta vez para que seja feito uma análise do que foi cumprido e, se alguma coisa faltou, vamos ver o motivo que levou a isto.

  Representando a Gerência Regional de Saúde de Ubá, o Coordenador da Atenção Básica de Saúde, Franklin Leandro Neto, falou sobre a atitude de vanguarda do município: "Muriaé pertence à área de jurisdição da GRS Ubá, sendo um momento muito importante o lançamento do Plano Diretor, pois aí está sendo definindo as ações de saúde, a política de saúde para o município. A partir deste plano, as ações de saúde serão desenvolvidas através de projetos e acompanhados através das metas e, com isto, a gestão do sistema vai ficar muito mais fácil em relação à avaliação do desempenho das atividades da saúde no município".
 
Câmara dos Vereadores
 
  O vereador Paulo Roberto Portilho Varella, no encontro por ter participado, como presidente da Câmara o ano passado, decisivamente nas ações de saúde que foram necessárias naquela casa. Na oportunidade a assessora da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia e o prefeito José Braz também receberam placa pela contribuição em favor da Saúde do município. "Vejo com muito bons olhos e entendo que o Dr. Marco Guarino tem feito um trabalho muito bom à frente da saúde e este Plano Diretor só vem confirmar a sua competência; Muriaé é o primeiro município a fazer a reunião planejando suas metas para todo o ano. O Marcos Guarino está de parabéns, o prefeito José Braz, também, por estar dando apoio à saúde e a Câmara de Vereadores, que represento, vem sempre que necessário, apoiando todas as ações da saúde em Muriaé, pois entendemos que ela está em primeiro lugar".

  O Prefeito José Bráz disse que desde o início do seu mandato tem afirmado que Muriaé precisa recuperar o tempo perdido: "Graças ao entusiasmo do secretário Marcos Guarino e de toda a sua equipe, a saúde em Muriaé está indo bem e melhor será com este novo Plano para a Saúde de Muriaé, porque a população precisa. O nosso compromisso com a população é servir melhor em todos os setores, principalmente na saúde". A atual Administração Municipal já construiu sete Postos de Saúde da Família (PSF) em dois anos.

  O Provedor do Hospital São Paulo, Oscar Lisboa Filho, disse: "Num mundo complexo que a gente está vivendo hoje, temos que planejar tudo para não desperdiçar os recursos, que são poucos. Como usar, onde usar e quando usar é extremamente importante para melhorar o atendimento".

  O vereador Dr. Lídio Bandeira de Melo, falou que o Plano Diretor de Muriaé é o pioneiro no Estado de Minas Gerais porque a organização médica hospitalar e laboratorial da nossa cidade está em máxima exigência para atender os usuários da região. "É um trabalho piloto para que, com uma boa resolutividade, outras cidades possam desenvolver o seu trabalho no que diz respeito ao aproveitamento físico, social e econômico".

  O Diretor Administrativo do Hospital São Paulo, Pedro Paulo Cavalier, comentou: "A maior importância do evento é a sinalização de que a Secretaria Municipal de Saúde está planejando suas ações. Hoje em dia não se consegue nada que não haja planejamento prévio. Isto é um sinal de que as coisas estão evoluindo e o município só tem a ganhar".



Gazeta de Muriaé
HPMAIS