Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/08/2011 às 15h27

4ª Reunião do Fórum de Desenvolvimento identifica novos parceiros

O evento, promovido pela Votorantim Metais em Muriaé, contou com palestra de diretor da UFJF e presença de lideranças locais

 No último dia 12, a Votorantim Metais reuniu cerca de 90 representantes do poder público, iniciativa privada, comunidades e organizações não governamentais dos nove municípios contemplados pelo Programa Ecos da Mata para refletir sobre os paradigmas de desenvolvimento local x regional, bem como os eixos estruturantes para o desenvolvimento dos municípios da Zona da Mata envolvidos no projeto. Além disso, o 4º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, ocorrido em Muriaé, permitiu que seus participantes pudessem identificar novos parceiros e líderes potenciais que poderão contribuir para o avanço regional e econômico da região.

Entre os presentes, estiveram nomes como o deputado federal, Renzo Braz; o Superintendente Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata (SUPRAM), Leonardo Schuchter, a Diretora de Educação do Trabalhador, da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, Maria Helena Nobre, e  os  prefeitos de Rosário da Limeira, Edson Curi, e o de São Sebastião da Vargem Alegre, Eloiz Massi.

Durante o evento os participantes puderam entender como o envolvimento e o comprometimento de uma comunidade podem contribuir para o desenvolvimento social e econômico local a partir de uma palestra ministrada pelo diretor da Faculdade de Economia da UFJF, o professor Lourival Batista. De acordo com o palestrante, se todos os membros de uma comunidade forem conscientes e participantes em relação ao cotidiano daquela localidade, os recursos já existentes podem ser melhor aproveitados para o desenvolvimento local. O professor Lourival Batista ainda destacou a importância da identificação e do uso racional dos capitais de uma comunidade: capital humano, capital social, capital natural, capital financeiro/construções, capital político e capital social. "Os vários capitais atraem investimentos e o equilíbrio entre eles é essencial para o processo de investimento de uma comunidade", acrescenta Batista.

 Em um segundo momento, os participantes refletiram sobre a importância do seu papel como "agente de desenvolvimento" no avanço social e econômico da Zona da Mata. A partir dessa conscientização, eles indicaram nomes de pessoas ou de instituições, considerados líderes em potencial de suas comunidades, que ainda não estão participando efetivamente do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável. Depois dessas sugestões, os convidados se comprometeram em estimular a participação dessas lideranças nas reuniões e debates promovidos pelo Fórum. "O Fórum tem o poder de unir forças e ideias na direção do desenvolvimento regional sustentável. (...) Essas indicações irão enriquecer esse trabalho de desenvolvimento, pois vamos acrescentar forças locais na participação do debate que é promovido com o Fórum", explica Luiz Carlos Pinheiro, presidente da ONG Atitude de São Sebastião da Vargem Alegre e membro ativo do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável.

 Na próxima reunião, prevista para 26 de agosto em São Sebastião da Vargem Alegre, serão abordados cases de sucesso e estratégias para o desenvolvimento regional através da apresentação do "Pacto de Cooperação" do Cariri Paraibano, bem como os diversos modelos de "Gestão Compartilhada" que serão mostrados pelo ex-prefeito do município de Cabaceiras (PB), Arnaldo Júnior Farias .

 Formas de Atuação do Ecos da Mata

 Realizado pela Votorantim Metais, com a execução da ONG GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), o Programa Ecos da Mata visa constituir bases para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Zona da Mata. Esse programa tem foco nos municípios da área de influência direta da empresa: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

O Ecos da Mata é fruto de um diagnóstico socioeconômico e ambiental promovido em 2010, que detectou potencialidades e gargalos na região. Integrante desse programa, o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável conta com diretrizes baseadas em uma gestão participativa entre 1º, 2º e 3º setores. Durante suas reuniões são discutidas temáticas como reflexão da identidade regional dos grupos de cidades e dos pólos em que estes municípios estão inseridos; alinhamento de suas expectativas e de metas para a consolidação de um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável; dentre outras. "Não há dúvidas de que as Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais estão em locais com alto potencial econômico, social e ambiental. É nosso dever fomentar a integração o entre os diversos segmentos das comunidades para, a partir dessa discussão compartilhada, definirmos o desenvolvimento que queremos e que está mais condizente com a nossa região", reforça o gerente Geral de Minerações do Negócio Alumínio da Votorantim Metais, Claret Antônio Vidal Abreu.

 Além do Fórum, o Ecos da Mata conta com o projeto Cultura da Cooperação na Cadeia de Transportes - projeto piloto que está em fase de estruturação. Essa iniciativa tem como objetivo alavancar a cultura e o hábito de cooperação entre os caminhoneiros de diferentes tipos de cargas (profissionais autônomos) que atuam e/ou moram na região. Outros projetos são o Turismo Rural e Ecológico Comunitário que pretende fomentar a atividade turística rural e ecológica - atividade recorrente na Zona da Mata. A primeira iniciativa desse projeto está acontecendo na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.

O Ecos da Mata conta, também, com o projeto de Capacitação dos Gestores Públicos. A iniciativa está estimulando o aperfeiçoamento da administração pública direta da região para uma melhor eficácia na elaboração de planos e projetos. Essa capacitação está acontecendo por intermédio de reflexões conduzidas por consultores especializados em desenvolvimento regional e acesso fontes de  recursos privados e públicos.  

 Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, e líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 7,9 bilhões e aproximadamente 10 mil funcionários. Ao longo dos últimos 50 anos a Empresa vem investindo na auto-suficiência de energia. Hoje, possui 23 usinas hidrelétricas e participa de sete consórcios hidrelétricos e cinco termoelétricos.

 

 

 

Autor: Assessoria de Imprensa Votorantim Metais

Fonte: Assessoria de Imprensa Votorantim Metais

Tags: sustentável, parceiros



Gazeta de Muriaé
HPMAIS