Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 08/03/2007 às 17h06

Juros baixo para empresas atingidas pelas enchente

Dr. Neson, Dr. Cláudio,Felício, Sérgio e Dr.Manoel

Sicoob-Credimur e BDMG fazem parceria para atender empresários da região

  Na ultima quarta-feira, às 14 horas, foi realizada uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Muriaé (ACIM) com o Dr. Cláudio Souza Diniz, Gerente de Micro e Pequenas Empresas do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O evento foi uma promoção da Sicoob-Credimur e teve como objetivo apresentar aos empresários e cooperativistas da região o programa "Fundese Solidário lll" criado para atender aqueles que foram vitimas das enchentes ocorridas em janeiro na região.

  Em entrevista, o gerente declarou existir um decreto do Governo de Minas, através do Governador Aécio Neves, para atender ás micro e pequenas empresas e cooperativas que foram atingidas pelas chuvas. "Esse programa foi criado especificamente para atender às empresas e nosso objetivo, em função da parceria que temos com o Sicoob-Credimur, é divulgar essa linha de crédito e, além da mesma, todos os produtos e todas as linhas disponibilizadas pelo Banco BDMG.

  O Banco possui uma linha de crédito bastante subsidiada, com somente 0,5% de juros ao mês, ou seja, 6% ao ano, sem qualquer correção, com prazo de dois anos para capital de giro e três anos para investimento fixo ou misto, tendo ainda uma carência de três meses.

  Segundo Dr. Cláudio Diniz, os financiamento podem ser de R$5 a R$100 mil e representa 20% do faturamento contábil das empresas dos dois últimos meses. "Essa linha de crédito é especificamente para pessoas jurídicas e cooperativas.

  A linha de crédito é exclusivamente para pessoas jurídicas e não é necessário ser associado à Sicoob-Credimur para ter acesso ao financiamento. Entretanto, para requerer o recurso é imprescindível que se tenha em mãos algum documento, um boletim de ocorrência que ateste o fato de ter sido lesionado pela chuva e, posteriormente, estar regular em todas as obrigações.

  O lesionado deve comparecer a uma das agências Sicoob-Credimur em qualquer uma das cidades atingidas ou a sede da ACIM para fazer a inscrição, podendo a mesma ser feita também acessando o site do BDMG. Importante que o empresário se lembre que as inscrições estão abertas somente até o dia 31 de março; passando pela aprovação, a liberação do recurso, está previsto um período de 30 dias.

  O Gerente Geral de Grandes Negócios do Sicoob-Credimur de Muriaé, Sérgio Pina, destacou esta como mais uma iniciativa do Sicoob-Credimur; "Devido a situação das cheias que proporcionou a Muriaé lamentáveis prejuízos, a Sicoob-Credimur mais uma vez se faz presente procurando alternativas e meio de minimizar os problemas causados a essas empresas e, com a vinda de Cláudio Diniz, mostramos que já possui um programa especial para as empresas que foram atingidas". O gerente do BDMG falou, não só do programa essencial de atendimento, mas também de outros programas da BDMG. Segundo Sérgio, são sete cidades que serão beneficiadas pelo programa especial do BDMG: Cataguases, Mirai, Santana de Cataguases, Muriaé, Eugenópolis, Patrocínio do Muriaé e Miradouro.

  Este programa partiu de um encontro que o Diretor da Sicoob-Credimur, Dr. Nelson Luiz Carvalho Schachnik, teve com Dr. Cláudio Diniz em Belo Horizonte na última semana e na oportunidade comentaram sobre as últimas enchentes e que o Banco possuía uma linha de crédito que amparava, em torno de 160 municípios no Estado de Minas Gerais; após informações, foi constatado que em nossa região contemplava alguns municípios. "Já que existe essa verba a disposição das pessoas jurídicas que foram atingidas pelas enchentes a juros subsidiado e Cláudio se propôs a vir a Muriaé para passar as características dos empréstimos". Na oportunidade, foi apresentado pelo representante do BDMG outras linhas de crédito que podem contemplar os empresários da região. A convite do Dr. Nelson Schachnik, aconteceu quinta-feira, em Miraí, reunião em que o Dr. Cláudio Diniz pode falar com os empresários daquele município sobre os serviços que o BDMG, através da parceria com a Sicoob-Credimur oferecem para toda a região. 

  O Prefeito de Antônio Prado de Minas, Luiz Carlos da Rocha, cidade atingida pelas enchentes, comentou como sendo uma iniciativa bem vinda; "Essa iniciativa terá muito importância, pois o governador preocupou com as empresas que foram atingidas para que isso não prejudique o setor econômico no município e região; é muito importante disponibilizar alguns recursos para que essas empresas possam recuperar e ter suas atividades normais".

  Felício Brum Lugão, Presidente da ACIM, ressaltou este feito como um privilégio para Muriaé e região: "Ficamos muito preocupados com o que aconteceu em Muriaé e procuramos achar algum recurso e, felizmente, o diretor do Banco BDMG está nos atendendo e irá fazer um levantamento das empresas que foram atingidas".

  Este projeto de empréstimo visando colaborar com aqueles que foram atingidos, vem em uma boa hora, e isso será de uma grande importância, pois irá nos fortalecer e, conseqüentemente, o município, comentou José Geraldo, Gerente da Coopersuínos.

  Claudiomir José Martins Vieira, Diretor Presidente da Miraínox, parabenizou a Sicoob-Credimur, não só por esta atitude, mas por muitas outras também; "Nossa região, que foi muito afetada por essas enchentes, realmente precisa muito de apoio governamental através de parcerias com Bancos, como o Sicoob-Credimur e, eu como empresário, já tive exemplos em muitas regiões do país, em que após uma catástrofe como esta a região desenvolve muito, posteriormente".

  Segundo o proprietário da Tripagel, empresa muito atingida pelas enchentes, Paulo Ferreira da Silva, essa reunião vem a ser de extrema importância para a região e para os empresários; "É uma oportunidade dada a nós, que possibilita trazer uma solução para os problemas conseqüentes com as enchentes", concluiu.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: Sicoob-Credimur/BDMG



Gazeta de Muriaé
HPMAIS