Em 28/07/2011 às 20h14
AFAMUR em parceria com CRF entrega certificado do Capacifar
Com intuito de capacitar melhor os profissionais da área farmacêutica, visando a excelência no atendimento, é que a Associação de Farmacêuticos de Muriaé, a AFAMUR, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, o CRF-MG promoveu um curso para os profissionais que durou 12 meses. A entrega dos certificados aconteceu na noite de sexta-feira passada, no Teatro Zaccaria Marques.
Intitulado Capacifar, o curso aconteceu em 10 módulos – cada um com palestras diferentes ministradas por profissionais da área e teve a participação de 56 profissionais do setor de farmácia.
A idéia de trazer o curso para Muriaé partiu do presidente da AFAMUR, Fernando Calais. Ele participou do curso em Juiz de Fora e viu a importância de trazê-lo para Muriaé. "É um curso que proporciona um diferencial no atendimento à população com relação a medicamentos, saúde, atenção e orientação farmacêutica", explica.
Além do trabalho de reciclagem dos farmacêuticos, outra característica que o Capacifar teve em Muriaé foi voltada ao lado filantrópico. Como o curso é gratuito, a AFAMUR solicitou para que os alunos doassem, a cada módulo, algo para instituições que apóiam a população carente da cidade.
"Fizemos doação para o Lar Ozanam, Casa de Apoio do Hospital do Câncer, Casa da Menina, El-Shaday e para creches", ressalta Calais.
Vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais, Luciano Martins afirmou ser de grande valia o trabalho que o CRF tem feito com os farmacêuticos. "É uma atualização sobre vários temas de interesse deles. Abordamos desde a parte de formação científica até o marketing e a legislação", diz.
Segundo ele, o maior papel do CRF é normatizar a profissão, aumentando a fiscalização sobre os estabelecimentos ligados a área de farmácia e cobrando com maior intensidade a presença dos profissionais no local onde ele é responsável técnico.
Para o técnico-farmacêutico e professor, José Geraldo Martins, o objetivo foi atingido. "Percebi um interesse grande da turma de Muriaé. Os estudantes já vinham com uma bagagem prática diária e da formação acadêmica, mas através de perguntas e questionamentos, o módulo foi enriquecido."
Elogiando o trabalho desenvolvido durante o Capacifar, o coordenador de Cursos de Extensão da Faminas, professor Mário Júnior, parabenizou os responsáveis pela organização da atividade. "Foi uma grande satisfação ser parceiro do curso", revela.
Fundada em 1985, a AFAMUR começou atuar na cidade de forma intensa há poucos anos, com a revitalização da associação.
"Uma turma da Faminas começou a se mobilizar para ativar novamente a associação exatamente para promover atividades deste tipo. Temos a diretoria composta por 12 integrantes. Nosso objetivo é sempre aproximar o farmacêutico da educação continuada para que eles possam apresentar sempre um serviço de qualidade", afirma o presidente da associação.