Em 21/07/2011 às 14h28
Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o SUS, o Ministério da Saúde e o Governo Federal, foi realizado entre os dias 9 a 12 de julho a 27ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a 8ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-violência. Para representar Muriaé no evento, esteve em Brasília o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino, que participou de várias palestras.
Entre os cursos e oficinas do evento, Dr. Marcos Guarino participou de um tema muito pertinente no momento, "Desafios do SUS", que debateu medidas e estratégias ligadas ao Sistema Único de Saúde.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da abertura do Congresso e assinou uma série de portarias que prevêem recursos extras no valor de R$ 769 milhões para a atenção básica. Entre as medidas previstas está a criação do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica, que determina melhor remuneração pelo bom desempenho das equipes. Um dos componentes de avaliação será a satisfação do próprio usuário.
Recentemente o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino, recebeu uma homenagem como um dos melhores secretários do país, demonstrando a excelente qualidade das ações vivenciadas na saúde em Muriaé nos últimos anos através do combate à tuberculose, o sucesso das campanhas de vacinação e a ampliação do Programa Saúde da Família. Desde 2005, a administração municipal reativou o Centro de Atenção Psicossocial e criou os Centros de Epidemiologia, Especialidades, Reabilitação e de Exames de Imagens, além de ter ampliado de 17 para 24 o número de PSF em funcionamento, implantando ainda o atendimento odontológico gratuito para a população em todos eles.
Graças ao esforço do prefeito José Braz e do secretário Dr. Marcos Guarino, podemos afirmar que Muriaé hoje possui uma saúde de qualidade!