Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/06/2011 às 15h04

Novos projetos na câmara

Com retirada de pauta, IPTU sai e entram projetos para discussão

Vereadores votam novos projetos de lei

O aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não vai acontecer, pelo menos por enquanto. Sendo a principal polêmica da semana passada, a alteração do valor do IPTU foi retirada da pauta dos vereadores – que iriam aprovar ou rejeitar o projeto na última segunda-feira, a pedido do próprio prefeito da cidade.

Em entrevista a uma rádio local, José Braz disse que o aumento do imposto era justo, já que em outras cidades do mesmo porte de Muriaé, o valor é maior que do município. Outro motivo para o aumento, segundo o prefeito, seria o reajuste salarial dos servidores públicos. Ele revela que há uma grande preocupação com o funcionalismo público que atende a cidade.

Na segunda-feira retrasada (13), o prefeito enviou o projeto para ser debatido na Câmara Municipal. O aumento do IPTU gerou uma grande discussão, com vereadores a favor e contra ao projeto. A proposta seria passar o imposto a ser calculado com a alíquota de 1% para área construída e 2% para terrenos, reajustando os valores venais dos imóveis e lotes vagos em cerca de 100%.

Na justificativa do projeto de lei, a alteração para a adequação das finanças públicas às atuais necessidades do município como: plano de carreira dos servidores públicos, maior aplicação em assistência à saúde e educação, assim como em obras para a cidade, também foi citada.

Durante a reunião do dia 13, os vereadores Sargento Joel e Dr. Lydio Bandeira de Melo, usaram a tribuna para defender os pontos de vista. Para eles, os 20% concedidos no ano de 2010 já tiveram grande impacto sobre as finanças dos cidadãos muriaeenses, e o reajuste em 100% praticamente vai deixar os munícipes desorganizados financeiramente.

Projetos

Sem a pauta da aprovação ou rejeição do aumento do valor do IPTU, os vereadores tiveram outros assuntos de interesse público a serem discutidos durante a ultima reunião da Câmara Municipal, realizada no dia 20.

Um dos projetos de lei aprovado pela Câmara Municipal retorna a denominação de Rua das Orquídeas para o logradouro público que veio a receber a troca de nome e passou a se chamar Rua Gilliard da Silva Martins, via urbana localizada no bairro Napoleão. O retorno ao antigo nome ao logradouro se deu a pedido dos moradores, haja vista que o nome Rua das Orquídeas é conhecido desde a inauguração do bairro.

A matéria na íntegra você lê na edição desta semana do Gazeta de Muriaé.

Tags: iptu, camara, municipal, vereadores



Gazeta de Muriaé
HPMAIS