Treinador já passou por vários times famosos
Conhecido pela competência dentro e fora dos gramados de futebol, o muriaeense Marco Aurélio faz parte da história do esporte como um dos principais jogadores e pertence ao grupo de melhores treinadores brasileiros. Entre os times que já supervisionou estão o Ponte Preta, o Figueirense, Palmeiras e o Cruzeiro.
Fora de Muriaé desde seus 17 anos, Marco Aurélio também já esteve do outro lado do mundo – no Japão, treinando jogadores de futebol. "Foi uma experiência marcante", revela.
Em entrevista a Gazeta de Muriaé e ao Blog do Carlitão, o treinador fala sobre suas conquistas e como se tornou um dos treinadores mais conceituados do futebol.
Gazeta de Muriaé_ Você é natural de Muriaé. Como foi a sua infância na cidade?
Marco Aurélio_ Foi uma infância normal, como de qualquer criança da cidade. Estudei no Silveira Brum, no Colégio São Paulo – atual Escola São Paulo e também no Estadual, do Bairro São Francisco. Saí de Muriaé aos 17 anos para jogar no Fluminense, no Rio de Janeiro.
Gazeta de Muriaé_ Como se deu a sua ida para o Fluminense?
Marco Aurélio_ Tinha jogado pelo Operário e pelo Nacional. No NAC, tivemos um jogo contra o Botafogo e alguns especialistas me viram jogar e indicado também por algumas pessoas acabei indo para o Fluminense e fique lá por 5 anos. Foi no final de 1969 que comecei a jogar pelo time e sai no final de 75.
Gazeta de Muriaé_ Quais foram as suas conquistas mais relevantes nesta época.
Marco Aurélio_- Fomos campeões, na ocasião, do troféu da Taça Guanabara, Campeão Carioca. Foi nessa época, inclusive, que fui convocado para a Seleção de Juniores. Fomos campeões na Colômbia.
Gazeta de Muriaé_ No Flu, quais foram os jogadores de maior destaque que dividiam o status com você?
Marco Aurélio_ Teve o pessoal da velha geração e os novos, como Carlos Alberto, Cleber, Denilson, Gerson, Marco Antonio, Cafuringa e Flávio. Era realmente um grande time.
Gazeta de Muriaé_ Depois do Fluminense, para qual clube você se dirigiu?
Marco Aurélio_ Joguei na Ponte Preta, no Noroeste de Bauru, depois no Coritiba, onde fomos campeões brasileiros em 1985. Joguei no time até 1987, quando parei.
Gazeta de Muriaé_ Como você chegou até o cargo de treinador?
Marco Aurélio_ Logo após sair do Coritiba, trabalhei com algumas escolinhas de futebol; depois fui trabalhar com Juniores até conseguir chegar no profissional.
Gazeta de Muriaé_ Você poderia citar quais clubes você já passou como treinador?
Marco Aurélio_ Trabalhei na Ponte Preta, Figueirense, Vitória da Bahia, Palmeiras, Cruzeiro, América Mineiro e no Japão. Hoje estou parado esperando novas oportunidades para trabalharmos mais um pouco.
Gazeta de Muriaé_ Qual foi a sua maior conquista como treinador de futebol?
Marco Aurélio_ A maior conquista foi com o Cruzeiro, na Copa do Brasil em 2000. Foi muito importante e foi o que alavancou a minha carreira. A maior experiência que tive foi trabalhar no Japão. Foi fantástico.
Gazeta de Muriaé_ Tem algum jogo que ficou na memória?
Marco Aurélio_ O jogo que mais me marcou foi realmente o final da Copa do Brasil contra o São Paulo. Conseguimos virar o jogo no final e fomos campeões.
Gazeta de Muriaé_ O que é para o Marco Aurélio, que saiu de Muriaé ainda jovem, conquistar tudo que conquistou no esporte brasileiro?
Marco Aurélio_ As coisas foram acontecendo e aproveitei as oportunidades. Fui ajudado por muitas pessoas. Com isso trabalhei e fiz por merecer as oportunidades.
Gazeta de Muriaé_ Como é o Marco Aurélio no cotidiano?
Marco Aurélio_ Sou um cara tranquilo. Sou bem caseiro. Gosto de ficar em casa com a família e amigos. Para mim o contato familiar é a coisa mais importante que existe.
Gazeta de Muriaé_ Você ainda tem pretensão de continuar no futebol ou encerrou a carreira?
Marco Aurélio_ Nunca digo "dessa água não beberei" (risos). Se de repente aparecer alguma proposta boa e que seja interessante eu não recuso, mas se for para sofrer, melhor ficar em casa.
Gazeta de Muriaé_ Falando do Campeonato Brasileiro, qual o clube você acha que tem condições de levar o título?
Marco Aurélio_ Acho que o futebol está muito equilibrado. Existe um jogador que tem feito a diferença que é o Neymar, do Santos. Este é um time certo e tem qualidades fortes. Porém, os times estão bem equiparados. Acredito que será um campeonato interessante.