Em 10/06/2011 às 10h19
Atendendo a pedido do prefeito de Muriaé, José Braz, do deputado Federal, Renzo Braz, e do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, garantiu a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal para o Hospital São Paulo (HSP).
Sendo um pedido antigo da população de Muriaé e região a UTI Neonatal consiste em um local que concentra os principais recursos, humanos e materiais, necessários para dar suporte ininterrupto às funções vitais dos recém-nascidos ali internados. Nela há equipes especializadas de médicos, enfermeiras, além de outros profissionais de saúde e pessoal de apoio, contando com a retaguarda de exames complementares, laboratoriais e radiológicos, tudo funcionando 24 horas por dia. Equipamentos modernos como incubadoras de última geração, respiradores, monitores cardíacos e de oxigenação, entre muitos outros, são obrigatórios neste ambiente, de modo a garantir todos os cuidados que o bebê precisa.
"Com a instalação dessa UTI Neonatal os bebês de risco ou prematuros receberão os cuidados médicos apropriados à sua recuperação e ao seu desenvolvimento. Esta é uma grande conquista para toda população muriaeense e regional, pois os bebês serão assistidos por uma equipe de saúde especializada e contarão com máquinas e equipamentos que, nestes primeiros dias de vida, lhes garantirão funções vitais e deixarão os familiares mais confortáveis em relação ao atendimento médico de seus filhos", destacou o deputado Braulio Braz.
Várias reuniões foram feitas com o governo em função da tramitação de diversos pleitos para o HSP, que atua como referência do SUS para Muriaé e microrregião, atendendo a uma população estimada em mais de 900 mil habitantes nas áreas de UTI, centro cirúrgico, berçário de cuidados semi-intensivos, ortopedia, neurocirurgia e traumatologia de alta complexidade, cirurgia bariátrica, tomografia e ressonância magnética.