Deputados realizam assembléia em Muriaé
Assuntos como o incentivo de verbas para o Hospital São Paulo, os serviços de urgência e emergência que o município oferece a população de Muriaé e cidades vizinhas e a visível expansão do setor de saúde na região foram um dos assuntos em pauta que tomaram a agenda da Comissão de Saúde do Estado, que esteve na quinta-feira (09), em Muriaé e realizou uma Audiência Pública, a fim de conhecer as principais carências do setor. Para a reunião, que aconteceu no Teatro Zaccaria Marques, participaram prefeitos e representantes políticos de toda região, além de médicos e administradores hospitalares. Dentre os participantes citamos: Deputado Federal Lael Varella, Deputado Estadual Dr. Viana, Franklin Leandro (Diretor da Regional de Saúde de Ubá) representando nesta oportunidade o secretário de Saúde do Estado Antonio Jorge.
A audiência aconteceu através de um requerimento feito pelo Deputado Estadual Dr. Wilson Batista à Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Além do encontro, os representantes da Comissão também conheceram o funcionamento do Hospital São Paulo, maior instituição de atendimento público da região, e a Fundação Cristiano Varella, que abriga um dos mais respeitados hospitais do câncer da América Latina.
De acordo com o Dr. Wilson Batista, investimentos para a área de saúde são importantes para que os hospitais não trabalhem em déficits e, com isso, não precisem fechar as portas.
"Estamos pegando uma carga de atendimento muito grande e se nós não formos valorizados e não tivermos um financiamento compatível com todos os compromissos que a cidade está assumindo, corre o risco de, no futuro, somarmos dívidas", afirma.
Segundo ele, o objetivo da audiência é também mostrar a potencialidade que a cidade tem em atender serviços de pequena, média e alta complexidade. "Muriaé é um polo de saúde e temos que dar sustentabilidade a saúde não apenas para o município, como também para toda região."
O deputado criticou o atual sistema do Sistema Único de Saúde (SUS) ao não financiar adequadamente um hospital dedicado ao atendimento público. "Com esse investimento insuficiente o hospital acaba acumulando dívida fechando suas portas para vários serviços."
Os deputados da comissão chegarão em Muriaé por volta das 11:30h, dando início a Audiência Pública. Logo depois, seguirão direto para uma visita no Hospital São Paulo, onde conheceram toda a estrutura da instituição, inclusive, onde deverá ser instalada a UTI Neonatal.
Em seguida seguiram para o Hospital do Câncer de Muriaé, Fundação Cristiano Varella, onde também conheceram as dependências e investimentos realizados para a ampliação dos atendimentos.
Provedor do Hospital São Paulo, Messias Soares Vardiero, parabenizou a ação do Deputado Dr. Wilson Batista e afirmou que a instituição precisa de ajuda. "Vamos tentar descobrir meios para que o Hospital São Paulo possa sobreviver melhor."
Messias Vardiero aponta que a atual verba que o hospital recebe do município ajuda, porém os gastos ultrapassam o valor. Desde o início do ano, o Pronto Socorro do hospital preocupa a administração.
Durante o evento, o diretor administrativo do Hospital do Câncer de Muriaé, Sérgio Henriques, apontou os trabalhos desenvolvidos pela instituição e salientou a importância da Fundação Cristiano Varella para Muriaé.