Vacina contra gripe é solução para população
O clima frio que se instalou na cidade nas últimas semanas tem prejudicado muita gente que apresenta algum tipo de alergia respiratória e, com isso, a procura pelos consultórios médicos tem aumentado significativamente.
De acordo com especialistas da área de saúde, 80% das doenças alérgicas são do aparelho respiratório e nesta época próxima ao inverno, o frio, a umidade e as mudanças bruscas de temperatura contribuem para que haja um aumento das doenças respiratórias e complicações, como pneumonias e gripes.
A maior parte das pessoas que sofrem com rinites, sinusites, faringites e bronquites são os idosos, as crianças, os fumantes e os portadores de doenças crônicas – por possuírem a imunidade baixa. Neste caso a opção é a vacinação.
Contudo, as gripes também fazem parte de um quadro que pode atingir toda a população, caso cuidados especiais não sejam tomados, por isso, é importante a pessoa evitar o frio com agasalhos e ficar atento para não ficar exposta a oscilação da temperatura.
Oferecida desde o início do mês pela Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas podem evitar que a doença agrave e traga desconfortos maiores.
"As coordenadoras dos Postos de Saúde, tanto dos PSF`s quanto das Policlínicas, trabalham com a educação continuada. Além das doenças já existentes, elas orientam sobre enfermidades presentes neste período do ano. A procura por postos aumentam muito a partir deste período", afirma a enfermeira e assessora Administrativa da Secretaria de Saúde de Muriaé, Dominique Freitag.
Outra medida para evitar as doenças do inverno é agir de maneira profilática, como, por exemplo, umedecer pontos comuns da residente com água em bacias ou baldes e manter-se sempre hidratado. "Se não com água, a pessoa deve procurar tomar sucos, embora a água tenha todos os recursos que o corpo necessita. O refrigerante não hidrata o corpo; então, deve ser evitado em excesso", aconselha Dominique.
A matéria completa você lê na edição desta semana do Gazeta de Muriaé.