Em 31/05/2011 às 14h24
Conscientização sem fronteiras. No intuito de informar o maior número de pessoas possível, o Hospital do Câncer de Muriaé (HCM), da Fundação Cristiano Varella, firmou uma parceria com o Grupo Pássaro Verde que promete disseminar o combate ao fumo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 31 de maio como "Dia Mundial sem Tabaco", no intuito de sensibilizar a respeito dos males causados pelo consumo do tabaco e seus derivados.
A partir de hoje será distribuído na rodoviária de Belo Horizonte um "brinde de conscientização"- contento um panfleto e um imã de geladeira- a todos os passageiros da empresa em questão. Estima-se que aproximadamente 3500 pessoas serão alcançadas pela iniciativa.
Anualmente a data é comemorada por todos os países que aderem à proposta de controle do tabagismo no mundo. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas morrem por ano devido o fumo. Já os registros do HCM apontam uma superioridade nos casos de câncer de boca, cavidade oral, faringe, esôfago e pulmão, em relação às outras doenças, exatamente pela enorme quantidade de fumantes, que ainda, na sua maioria, associam a bebida alcoólica.
Além do fato da droga ser lícita, o país conta com mais um fator negativo: o preço do cigarro é considerado o sexto mais barato do mundo. Ambas as questões estimulam o aumento de usuários.
É exatamente por isso que é importante que haja iniciativas semelhantes as do Hospital do Câncer de Muriaé e Grupo Pássaro Verde, que juntos formam uma parceria a favor da saúde e da vida.