Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 15/02/2007 às 12h49

Custódio Matos inaugura curso em Muriaé

Custódio Matos, Dr Marcos Guarino e José Braz

  Na última segunda-feira (12), às 14h, no Teatro Zaccaria Marques, aconteceu a solenidade de assinatura de convênio de cooperação técnica celebrado entre o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), a Prefeitura Municipal de Muriaé e o Instituto Yara Tupinambá.

  Este convênio visa o estabelecimento de diretrizes e critérios comuns com vistas à qualificação profissional de trabalhadores na área de construção civil, âmbito do Plano de Qualificação Social e Profissional de Minas Gerais.

  Como resultado do presente convênio de cooperação técnica, serão qualificados 120 treinados no município de Muriaé, na área de construção civil, culminando na pintura e reparo de 100 moradias, como produto de qualificação profissional.

  Na oportunidade estiveram presentes muitas autoridades: o Prefeito José Braz; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Custódio Matos; o Deputado Estadual Bráulio Braz; a Subsecretária de Estado do Trabalho e Assistência Social, Maria Albanita Roberta de Lima; Dr. Gustavo Vieira Henrique Leal Vieira, Diretor Regional da SEDESE, de Juiz de Fora; Tenente Patrick Gomes, Comandante do 2º BCB de Muriaé; Comandante da Policia Militar de Muriaé, Major Junqueira; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral; o Diretor Executivo do Instituto Yara Tupinambás, José Teobaldo Júnior; o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Marcos Guarino de Oliveira.

  Em entrevista, o Secretário e Deputado Federal Custódio Matos destacou a importância deste convênio realizado mediante a chuva, visando proporcionar maior conforto às vitimas: “Este convênio é um dos atos do Governo do Estado em apoiar a população de Muriaé e Mirai que foram diretamente atingidas pela enchente; no caso desse curso, a grande vantagem é de estarmos treinando pessoas numa área que tem mercado de trabalho em todos os lugares, como é a construção civil; são pessoas que vão se desenvolver profissionalmente como pedreiros e pintores, e em segundo lugar, elas terão durante o curso uma bolsa de trabalho no valor de meio salário mínimo, que permitirá, também, que elas façam o curso com tranqüilidade, tendo um apoio financeiro, além de receber cestas básicas”. O secretário ainda enfatizou como sendo mais importante, o significado de unir o curso com a possibilidade de ajudar diretamente as pessoas que foram atingidas, pois a parte prática do curso será com a recuperação das casas que foram danificadas.

  "O Governo do Estado estará com o Prefeito José Braz apoiando em todas as iniciativas que visem atenuar os efeitos dramáticos acarretados pela enchente, além de dar apoio jurídico e social às famílias que foram atingidas pela chuva”.

  Segundo o Prefeito José Braz, ações como essas são muito importante para Muriaé e toda a população; “Isso comprova que temos um Governador que preocupa com nossos problemas e Custódio Matos, um homem simples e dinâmico, está aqui para nos ajudar, como também às vitimas da enchente.

  Na oportunidade o Secretário de Estado, Custódio Matos, enfatizou os seus agradecimentos pelo apoio que recebeu em Muriaé, nas últimas eleições.

  O curso seguirá por dois meses com um total de 220 horas / aula.

Autor: Leonardo Castro

Fonte: Leonardo Castro



Gazeta de Muriaé
HPMAIS