Ivan defende profissionais da educação
A substituição da direção da Superintendência Regional de Ensino de Muriaé. Este é a principal reivindicação que os representantes de professores e profissionais da educação da cidade têm lutado junto ao Governo do Estado de Minas Gerais. Na semana passada, o diretor do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindiUte) e membro do Conselho Municipal de Educação, Ivan da Silva, participou de uma audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, em Belo Horizonte, para discutir denúncias de assédio moral vindas da superintendência. A audiência foi transmitida pela TV Assembléia (veja no final da matéria).
"Alguns dos principais problemas que a educação da cidade enfrenta é a prática de assedio moral e problemas na gestão pessoal e financeira. Temos tido também o problema com avaliações de desempenho tendenciosas. Geralmente pessoas privilegiadas tem tido os melhores resultados. Isso não é correto. Não é ético", afirma Ivan.
Segundo ele, para tentar resolver o problema, a superintendência foi procurada pelo Sindicato para debater questões que tem afligido profissionais da educação estadual no município e, consequentemente, o desempenho dentro das salas de aula.
Durante a audiência que aconteceu na capital mineira, o coordenador do sindicato, Sandro Areal Carrizo, afirmou que falta transparência, equidade, dinamismo e eficiência na gestão da superintendência do município e que muitos servidores são ameaçados ou punidos por denunciarem a situação. Ele citou, inclusive, casos de educadores que teriam sido prejudicados em avaliações de desempenho e que foram exonerados de cargos concursados por erro de interpretação de leis.
"A audiência foi fruto de uma série de tentativas de acordos a nível local que não foi possível. Nossa campanha é que se troque toda a direção da superintendência de Muriaé. Todos os problemas que mostramos têm a ver diretamente com o órgão", ressalta Ivan.
Veja abaixo a fala do presidente da Comissão sobre o caso. O resto da matéria você lê na edição impressa do Gazeta de Muriaé desta semana.