Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/05/2011 às 15h17

Cinzas de José Alencar são depositadas em Itamuri

Várias pessoas de Muriaé e representantes do cenário político estiveram presentes numa celebração que colocou o distrito de Itamuri – que fica há 14 km de Muriaé, em foco em todo o país. Na tarde do último sábado, a Igreja de Nossa Senhora da Glória recebeu as cinzas do ex-vice-presidente José Alencar, vítima de uma complicação relacionada ao câncer.

José Alencar morreu no dia 29 de março, aos 83 anos. Ele foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília e cremado em Belo Horizonte. A igreja de Itamuri, onde as cinzas de Alencar foram sepultadas, será sua última parada.

"Era um desejo dele. Ele cultivava muito os ensinamentos do nosso pai que dizia que o importante é retornar as suas origens, e por isso ele tinha a vontade que suas cinzas voltasse para a igreja que foi batizado", revela o irmão, quatro anos mais novo, Antônio Gomes da Silva Filho.

Segundo ele, Alencar tinha um carinho muito grande por Muriaé e, principalmente, pelo distrito de Itamuri. Ele afirma que a família ficou surpresa com a homenagem da cidade ao ex-vice-presidente da República. No local, várias pessoas se manifestaram em culto a Alencar com cartazes e orações.

Deputado Federal, Lael Varella disse que Itamuri hoje é considerado um distrito importante, lar de um ex-vice-presidente e um deputado federal. Varella também teceu elogios ao caráter do companheiro na política. "Alencar foi exemplo de dignidade política e humana. Ele foi exemplo de vida para nós todos."

Para o Secretário de Esporte e Juventude de Minas Gerais, Braulio Braz, Alencar representou muito mais do que um político honesto. Mostrou que era um muriaeense de fibra. "Como cidadão muriaeense sempre conheceu a origem e por isso quis retornar depois de morto. Nós nos sentimos honrados em receber um filho ilustre, não como político, mas como cidadão."


Leia a matéria na íntegra na edição desta semana do Gazeta de Muriaé

Veja mais fotos da celebração aqui.

Tags: alencar, cinzas, itamuri, distrito



Gazeta de Muriaé
HPMAIS