Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/05/2011 às 15h10

Entre os 100 melhores do Brasil

SMS coloca saúde de Muriaé em destaque no país

  Uma pesquisa realizada pela Obregon Congressos e Feiras revelou esta semana os 100 melhores secretários Municipais de Saúde do Brasil. Dentro do levantamento – feito através de dados do Ministério da Saúde, está o nome do pediatra e secretário Marcos Guarino, que irá, junto com os outros agraciados, receber o Prêmio Qualidade e Excelência em Saúde Pública, no mês de junho, em Florianópolis.

   A solenidade acontece durante a quarta edição do Encontro Nacional dos Secretários de Saúde. O prêmio – inédito no país, é destinado a gestores públicos que são destaque em nível nacional como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por eles à frente das secretarias de Saúde dos municípios onde atuam. Com isso, a Obregon pretende valorizar o desempenho dos gestores municipais na área da saúde, para a otimização da qualidade de vida e saúde da população local.

   Na programação do encontro acontecerão palestras sobre os temas "O trabalho do gestor da saúde pública municipal", "Elaboração, monitoramento e avaliação de projetos em saúde", entre outros. O encerramento do encontro será com a entrega do prêmio aos melhores secretários municipais de Saúde do Brasil.

  Para Dr. Marcos Guarino, a informação do recebimento do prêmio foi encarada com muita emoção. Segundo ele, o título não é atribuído apenas ao trabalho que desempenha, mas também a todos os funcionários da secretaria. Ele também agradeceu ao Prefeito de Muriaé, José Braz, pela confiança e incentivo. "Não trabalhei sozinho. Todo gestor sabe que é difícil administrar estratégias junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por isso ficamos muito feliz com a nomeação", acrescentou.

  Para selecionar os candidatos, a empresa responsável pela pesquisa usou números da evolução nos atendimentos a atenção básica, como o investimento na saúde pelos municípios brasileiros. "A vacinação feita em hospitais, a organização do serviço aos portadores de HIV, a aquisição da Farmácia Popular, o aumento do número de medicamentos distribuídos gratuitamente, a padronização da Vigilância Sanitária e o trabalho do controle na área de infectologia. Tudo isso foi contabilizado para que fossemos escolhidos", acredita Guarino, revelando que a pesquisa não tem posição. "Eles só elegeram os nomes, sem colocações."


Você acompanha a matéria, na íntegra, nesta edição do Gazeta de Muriaé

Autor: André Ricardo

Tags: saúde, marcos, guarino, premio



Gazeta de Muriaé
HPMAIS