Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/05/2011 às 09h00

Gazeta Entrevista: Joancélio Peçanha

Nós comerciantes estamos sempre sendo assoberbados com altos impostos

Joancélio fala sobre o comércio da cidade

O comércio não é brincadeira e saber leva-lo a sério tem sido a principal característica do empresário Joancélio José da Silva Peçanha. Desde pequeno envolvido com a compra e venda, o muriaeense, que já representou a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Muriaé e possui cargos importantes na instituição que existe em todo o Brasil. Ele acredita que o marketing e o bom atendimento são chaves fundamentais para o sucesso de uma boa empresa.

Em entrevista para o Gazeta de Muriaé, Joancélio falou sobre economia e estratégias de vendas. Falou que grande parte dos conhecimentos adquiridos no comércio aprendeu com o pai – seu grande incentivador, e falou sobre como a política pode ajudar aquecimento da economia na região.

 

Gazeta de Muriaé_ Você sempre gostou de trabalhar, diretamente, com o comércio?

Joancélio José da Silva Peçanha_ Gosto muito do comércio. Minha família sempre se dedicou a atividade comercial. Meu pai era comerciante de gado e mantinha funcionando uma venda na localidade de São João do Glória, que era administrada por minha mãe e por mim em suas ausências. Meu pai sempre me incentivava e concedia autonomia para fazer compras e efetuar vendas. Dizia ele: - Meu filho, não tenha medo de arriscar.

Gazeta de Muriaé_ Como surgiu o seu interesse pela sindicância? Você já foi presidente da CDL

Joancélio_ eu intresse pela atividade social é fruto da vontade de servir, colaborar em prol do bem comum, visando a melhoria do meio que vivemos e valorização do ser humano. Foi embutido deste pensamento que Joaquim Irines, proprietário da Loja Gabi, me convidou para fazer parte da diretoria da CDL no ano de 2005, na qualidade de Diretor de Eventos. (GESTÃ0 2005/2006). Na Gestão 2007/2008 fui eleito vice-presidente e na gestão 2009/2010, tive a honra e o privilégio de desempenhar a função de presidente desta conceituada entidade, que com louvor e destaque tem representado a classe lojista de nossa cidade e de conviver com todos os seus integrantes diretores e funcionários, pessoas dedicadas e participativas.

image

Foto de posse de Joancélio na CDL - Arquivo

Gazeta de Muriaé_ A Cidade tem se despontado como centro econômico da região. Quais investimentos ainda faltam ser feitos pelo poder administrativo?

Joancélio_ Tenho observado que o poder administrativo tem efetuado muitos investimentos em nossa cidade, seja na área de saúde, educação, e, principalmente, na infraestrutura local. Hoje desfrutamos de novas escolas, totalmente reformadas ou recém construídas, de postos de saúde bem equipados e de uma grandiosa e renomada Fundação de  atendimento, prevenção  e tratamento do câncer. Na parte cultural, desponta nossa comunidade com a bela reconstrução do Grande Hotel Muriaé, que tem sido palco de eventos significativos realizados pela Fundarte. Cabe apenas a nossa comunidade uma participação maior. Entretanto, em termos de crescimento, nunca será o suficiente, por que o mundo passa por uma informatização e globalização crescente. Neste sentido, precisamos investir mais na área de segurança, como a necessidade de instalação do sistema de "olho vivo" em nossa cidade, maior proteção para o comércio e toda a população, e na área de saúde, pois  Muriaé carece, por exemplo,  da instalação de uma dependência "neonatal", que irá atender as deficiências de recém nascidos, já que atualmente os seus familiares precisam deslocar  para as cidades vizinhas de Juiz de Fora e de Itaperuna na busca de atendimento. Sendo certo que sabemos que tal providência está sendo tomada, mas trata-se de premente urgência.

Gazeta de Muriaé_ E os lojistas, como eles podem melhorar o próprio negócio?

Joancélio_ Acredito que nós lojistas podemos inovar através da participação em cursos, palestras e visitação a férias setoriais de negócios. Venho observando, que muitos dos proprietários lojistas, não participam, como deveriam, de eventos de aperfeiçoamento. Preferem inscrever e enviar apenas funcionários de seu empreendimento. Ao meu ver, isto não é proveitoso, visto que o lojista prepara seu funcionário, até mesmo para alçar novas possibilidades, mas não prepara a si próprio, não inova, não aperfeiçoa o seu potencial. Para administrar é preciso participação, envolvimento e colaboração, hoje vivemos um momento importante da chamada gestão servidora.

Gazeta de Muriaé_ Você possui uma marca sólida na cidade. Qual é o segredo do sucesso?

Joancélio_ O segredo do sucesso da marca "Joan jóias" está na vontade de servir cada vez melhor, com qualidade e diferencial nos produtos oferecidos ao público. Não pensamos em competição com nossos do mesmo segmento, mas em oferecer o que temos de melhor, sempre procurando especializar e inovar. O segredo mora no comprometimento de toda a  equipe de trabalho, incluindo a minha pessoa.

Gazeta de Muriaé_ Você acredita que ser presidente da CDL te trouxe bagagem administrativa.?

Joancélio_ Tenho absoluta certeza que ser presidente da CDL Muriaé, não só me trouxe bagagem administrativa, no sentido de maior conhecimento de gestão inovadora e servidora, mas também ampliou meu círculo de relacionamento  com empresários, políticos, representantes da classe comercial local e regional, colaboradores e seus funcionários. Deixo aqui o meu agradecimento pela oportunidade de estar a frente da administração de uma Entidade sólida e bem estruturada, e pelo apoio de todos que estiveram ao meu lado.    

Gazeta de Muriaé_ Quais os conceitos de economia que você tinha no inicio da carreira e que hoje você mudou?

Joancélio_ A economia mudou muito quanto a incidência dos índices inflacionários, tivemos uma inflação" galopante", juros de 10% a 30% ao ano. Antes do Plano Real, eu não sabia se ganhava com especulação financeira, ou com estoque, ou apenas em comercializar. A partir do Plano Real passamos a ter estabilidade na inflação e compensação salarial, o que veio a permitir o planejamento por parte de nos comerciantes e maior crescimento e desenvolvimento da economia. 

Gazeta de Muriaé_ Qual o conselho que daria a nova geração de empreendedores?

Joancélio_ Escolha algo que seja de seu gosto para construir, cuidar e inovar. Tudo o que fazemos é fruto de nossa vontade e interesse tendo a ser proveitoso e rendável.  Dê prioridade ao treinamento, a profissionalização e a uma relação servidora com seus colaboradores.  Procure preservar uma boa relação com seus fornecedores e clientes, agindo sempre com respeito e integridade.

Gazeta de Muriaé_ O que você cobraria dos poderes executivos e legislativo em prol do comércio muriaeense?

Joancélio_ Nós comerciantes estamos sempre sendo assoberbados com altos impostos, por isso pleitearia aos poderes executivos e legislativos que o limite das micro e pequenas empresas fosse alterado, que as empresas prestadoras de serviços fossem enquadradas no simples. Podemos observar que o Estado do Rio de Janeiro tem oferecido grandes e diferenciados incentivos tributários as empresas mineiras, principalmente àquelas cidades situadas na fronteira, com intuito de atraí-los com seus empreendimentos. Quanto a isto gostaria que nosso governo desse os mesmos ou até mesmo melhores incentivos para que nossas empresas permanecessem em nosso Estado. Nossa Cidade, Muriaé, é exemplo claro desta imigração.  

Tags: entrevista, economia, comércio, joancelio, cidade



Gazeta de Muriaé
HPMAIS