Em 08/02/2007 às 11h54
Na busca do corpo ideal, anabolizantes geram músculos sem saúde
Músculos enormes e desenhados e no início o corpo escultural pode dar a impressão de saúde de sobra. Entretanto o uso indiscriminado de anabolizantes prejudica a saúde, a despeito do que pensam muitos freqüentadores de academias e atletas. O físico avantajado seduz jovens vaidosos em busca de afirmação. O apelo é sedutor. O árduo trabalho de um ano de malhação pode ser facilmente substituído por ciclos de anabolizantes. Porém, vão embora num passe de mágica se o uso da droga não for contínuo. O corpo perde todo o crescimento artificial produzido pelos anabolizantes.
Embora os esteróides não melhorem a habilidade, agilidade ou capacidade cardiovascular, o aumento da massa muscular, da força e da resistência pode ajudar na performance atlética. Por isso, o uso de anabolizantes é considerado doping, proibido por entidades esportivas de todo o mundo.
Os esteróides podem ser injetáveis ou orais. A forma preferida dos usuários é a aplicação intramuscular, em que a substância age mais rapidamente do que por via oral.
Estes hormônios sintéticos foram desenvolvidos para tratar certas doenças, com acompanhamento médico rigoroso, aliás a única utilização que deveria existir. É aconselhável no combate de alguns tipos de câncer, anemia, osteoporose e hipogonadismo, doença que faz o homem produzir testosterona em baixa quantidade.
Algumas efeitos adversos ao uso dos Esteróides: Alguns dos principais efeitos do abuso dos esteróides são: Tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, DHL baixo (forma de colesterol), icterícia e tumores no fígado.
Outros efeitos:
No homem: os testículos diminuem de tamanho, a contagem de espermatozóides é reduzida, impotência, infertilidade, calvície, desenvolvimento de mamas, dificuldade ou dor para urinar e aumento da próstata.
Na mulher: crescimento de pêlos faciais, alteração ou ausência de ciclo menstrual, aumento do clitóris, voz grosa, diminuição de seios.
No adolescente: maturação esquelética prematura, puberdade acelerada levando a um crescimento raquítico.
Diante deste cenário a Academia Corpo e Movimento promoveu uma palestra sobre o tema. Há 11 anos treinando fisiculturismo e há seis participando de campeonatos, o fisiculturista Roberto Neder Rocha, que falou aos alunos professores e convidados da Corpo e Movimento sobre o esporte, ele abordou a importância de uma alimentação saudável e dos perigos causados pelo uso de anabolizantes. "É importante abordar essa questão falando sobre os efeitos e malefícios, sobre a nutrição do corpo, pois há diversas formas de se conseguir um físico sem fazer o uso de anabolizantes; há muitos suplementos que estimulam o próprio físico a aumentar a musculatura de forma saudável, sem precisar fazer qualquer uso de esteróides que podem colocar a saúde em risco." Disse.
Roberto venceu o Brasileiro 2001, Mineiro de 2002 e 2003, a Copa de Conselheiro Lafaiete em 2004 e venceu um torneio no Rio de Janeiro; já em 2005, ficou parado nos campeonatos, não competindo e em 2006 levou o nome do Brasil à Argentina, mas acabou não havendo o campeonato, devido ao falecimento de um dos competidores.