O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, recebeu no dia 12, em seu primeiro despacho com chefe de Executivo Municipal na nova sede da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), na Cidade Administrativa, o prefeito de Muriaé, José Braz. Na ocasião, o prefeito solicitou ao secretário investimentos no esporte do município, como a construção de quadras poliesportivas, doação de material esportivo e implantação de projetos do Programa Estruturador Minas Olímpica. A participação em programas da SEEJ, lembrou o secretário, auxilia os municípios a garantirem cotas-parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), critério Esportes.
Em seguida esteve com os deputados estaduais José Henrique e Leonardo Moreira. Acompanhados de nove prefeitos e oito lideranças políticas da região leste do Estado, os parlamentares compareceram à SEEJ para apresentar ao secretário os resultados dos investimentos do governo de Minas Gerais nos municípios do Leste de Minas e solicitar patrocínio para a realização da III Copa da Assoleste (Associação dos Municípios da Microrregião do Leste de Minas). O torneio envolve 13 cidades da região, com duração de três meses e jogos de "ida e volta". Durante o encontro, os prefeitos solicitaram, também, reformas de quadras poliesportivas, estádios e iluminação dos mesmos. Estiveram presentes os prefeitos de Central de Minas, Gilmar Dornelas de Souza; de Divino das Laranjeiras, Edson Alves de Souza; de Itabirinha, Aurélio Cézar Donadia Ferreira; de Jampruca, Eduardo Sales Mariano; de Mantena, Maurício Toledo Jacob; de Mendes Pimentel, José do Carmo de Souza; de Nova Módica, Crhistianne Maria de Andrade Miranda; de São Félix de Minas e presidente da Assoleste, Wanderley Vieira de Souza; e de São José do Divino, Geraldo Guedes Rodrigues. Também participaram do encontro, o vice-prefeito de São João do Manteninha, Gentil Pereira Mendonça; o secretário de Agricultura de Mantena, Luiz Antônio Garcia; o secretário de Administração de Itabirinha, Aender Alves; o presidente da Câmara Municipal de Itabirinha, vereador George Batalha; a presidente da Câmara Municipal de Nova Belém, vereadora Elza Rozana da Silva; o secretário executivo da Assoleste, Jupiaci da Silva Ramalho; e os assessores de Cuparaque, Maxwell Monteiro da Silva, e de Nova Módica, Sinval Neves Miranda.
No dia seguinte, quarta-feira (13/04), o secretário de Obras de Muriaé, João Ciribelli, e a coordenadora do Programa de Saúde da Família no município, Viviane Muniz Monteiro, reuniram-se com o secretário para conhecer os programas de sua Pasta voltados para o esporte e a juventude. Durante o encontro, Braulio Braz apresentou o Programa Estruturador Minas Olímpica, que reúne os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), Jogos do Interior de Minas (JIMI), Oficina de Esportes, Nova Geração, Minas Paraolímpico e Saúde na Praça. Na ocasião, João Ciribelli solicitou a ampliação do Saúde na Praça para outras praças no município.
Logo após, a SEEJ assegurou a realização dos eventos previstos pela Federação Mineira de Ginástica para este ano. O cumprimento da programação foi garantido com a assinatura de convênio pelo secretário Braulio Braz, e a presidente da entidade esportiva, Terezinha Ribeiro Bonfim. O convênio prevê o apoio financeiro para o pagamento de despesas diversas para a realização de eventos programados para 2011. "O convênio é de fundamental importância para o crescimento da ginástica em Minas Gerais. Sem ele, não conseguiríamos executar as ações previstas", avaliou a presidente da Federação.
Na quinta-feira (14/04), Braulio Braz recebeu a visita do deputado estadual Zé Maia. Durante o encontro, o secretário expôs ao parlamentar os programas de incentivo ao esporte e de aperfeiçoamento esportivo executados pela Secretaria no Programa Estruturador Minas Olímpica e explicou os projetos disponíveis para a juventude Minas Gerais.
Em seguida, quem esteve na SEEJ foi o presidente da Federação de Futebol Society de Minas Gerais, Marcílio Assis, acompanhado do presidente da Confederação de Futebol 7 do Brasil, Vitor Lopes. Na oportunidade, o secretário recebeu a solicitação de apoio às ações das entidades.
Logo após, Braulio Braz recebeu o prefeito de Leopoldina, Bené Guedes, que solicitou a implantação de ações do Programa Estruturador Minas Olímpica e investimentos no esporte do município. O secretário também expôs ao prefeito a importância da formação de Conselhos da Juventude no município.
Mais tarde, o governador Antonio Anastasia apresentou, no Auditório JK da Cidade Administrativa, o balanço dos 100 dias do governo. Durante reunião, com a presença de Braulio Braz e todos os outros secretários de Estado, o governador apresentou as primeiras ações do Governo de Minas e as políticas públicas que nortearão os próximos quatro anos.
No mesmo dia, o secretário de Estado, deputado Braulio Braz, esteve ainda com Nélio Campos Araújo, Joancelio José da Silva Peçanha, Gustavo Ferreira de Oliveira e Sigmar José Barbosa, que são representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muriaé e da Associação Pró-desenvolvimento de Muriaé (APDM), na Cidade Administrativa, onde se reuniram com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada. O assunto em pauta foi à liberação de recursos para a instalação do "Projeto Olho Vivo", em Muriaé. Braulio Braz deixou claro que Muriaé hoje é um pólo em diversos setores, como saúde, educação e principalmente de confecções, atraindo assim milhares de pessoas que passam e se hospedam na cidade, havendo a necessidade de melhorar a segurança. "Muriaé nos últimos 10 anos teve um crescimento muito grande e com isso é preciso que sejam criados meios de atuação da polícia para coibir os crimes e o "Projeto Olho Vivo", assim como outros investimentos só vão ajudar neste trabalho", comentou Braulio Baz.
O secretário Lafayette Andrada, disse já ter conhecimento da situação de Muriaé, em conversas com o deputado Braulio em outras oportunidades. A colocação das câmeras de segurança para este ano já foram agendadas em 2010, mas nada impede de se abrir a possibilidade para Muriaé. "Um pedido do secretário Braulio Braz, que é muito respeitado e tem um trabalho reconhecido, deve ser visto com atenção e poderemos encaminhar esse pedido e tentar com que se instalem, ainda este ano as câmeras em Muriaé, colaborando assim com a segurança da cidade", disse Lafayette Andrada.
Encerrando as reuniões do dia, o secretário Braulio Braz assegurou a realização da 20ª edição dos Jogos Abertos Brasileiros (JABs), ao assinar convênio para o repasse de recursos com a Liga Desportiva do Alto Rio Pardo (LIDARP). O objetivo descrito prevê o apoio financeiro para despesas diversas na realização do evento esportivo, que foi assinado, também, pelo presidente da LIDARP, Márcio Aurélio Messias Franco. A delegação de Minas Gerais será composta pelas equipes vencedoras do Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas – JIMI 2010. Os jogos serão realizados em Poços de Caldas, de 27 de maio a 1º de junho, e já têm inscritos nove Estados: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. "Este é um evento de nível nacional e a Lidarp, para a sua realização, necessita de parcerias com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e com a Prefeitura de Poços de Caldas", explicou Márcio Aurélio Franco, que esteve na sede da SEEJ em companhia do secretário Municipal de Esportes e Lazer, Carlos Alberto dos Santos. "O governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, com a assinatura deste convênio, dá uma clara demonstração de seu compromisso com o desenvolvimento do esporte não só no Estado, mas em todo o país", completou o secretário Braulio Braz, destacando a importância de eventos como o JIMI, que é realizado pela SEEJ, e o JABs para a formação de atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016.