Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/04/2011 às 10h53

Programa Saúde na Praça oferece atividades físicas gratuitas

No Dia Mundial de Atividade Física, comemorado nesta quarta-feira (6) em mais de 120 países, incluindo o Brasil, Minas Gerais se destaca na promoção de atividades esportivas gratuitas. Por meio do programa Minas Olímpica Saúde na Praça, coordenado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), são reformadas e construídas praças públicas para a prática de esportes. Elas passam a contar com pistas de caminhada e ciclismo, barras e equipamentos para a prática de exercícios físicos. Além disso, a prática esportiva é orientada por profissionais de educação física, fisioterapia e nutrição.

Atualmente, o programa está em pleno funcionamento em 31 municípios mineiros - Muriaé está incluída. Neste ano, 54 novas cidades serão beneficiadas com a implantação do programa, totalizando 85 convênios firmados para proporcionar a prática esportiva a toda população.

"O Minas Olímpica Saúde na Praça é um dos programas do Governo do Estado de maior aceitação pela população, uma vez que proporciona a prática esportiva supervisionada a qualquer cidadão dos municípios onde implantado. Ele também acarreta, segundo levantamentos junto a seus praticantes, expressivos ganhos nos indicadores objetivos e subjetivos de saúde dos frequentadores das praças", avaliou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz.

Atualmente, o Saúde na Praça já funciona nos municípios de Almenara, Arantina, Araxá, Betim, Bonfinópolis, Conceição do Mato Dentro, Conquista, Governador Valadares, Lagamar, Monte Carmelo, Muriaé, Mutum, Patos de Minas, Patrocínio, Ribeirão das Neves, São Vicente de Minas, Taiobeiras, Tapira, Uberaba, Aimorés, Andrelândia, Antônio Carlos, Belo Horizonte, Buritis, Carmo do Rio Claro, Divinópolis, Frutal, Itajubá, Ressaquinha, Vespasiano e Varjão de Minas.

O programa, que também busca estimular a preservação do meio ambiente e favorecer a convivência solidária e prazerosa da comunidade, conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Os recursos aplicados pelo Estado para garantir a prática de esportes nas praças, até o momento, são de R$ 18 milhões.


Gazeta de Muriaé
HPMAIS