Em 01/02/2007 às 13h33
Cuidados ao adquirir sua lente
As lentes de contato, assim como os olhos das pessoas, apresentam medidas que podem variar significativamente. Antes de iniciar o uso de qualquer tipo de lente, sugerimos que você consulte um oftalmologista, que lhe indicarão quais são os parâmetros adequados aos seus olhos.
A lei autoriza a venda de lentes de grau em outros estabelecimentos, como óticas e farmácias, por exemplo, desde que o estabelecimento tenha um profissional especializado “contatólogo”. Os oftalmologistas recomendam, entretanto, que o paciente visite o especialista para acompanhar a adaptação às lentes.
Alguns cuidados devem ser respeitados quanto ao uso diário delas como: lavar bem as mãos antes de manipular as lentes e checar se não ficou sabão nas mãos. Não colocar a lente se o olho estiver irritado ou se houver sensação de corpo estranho no olho (dor, incômodo, coceira). É bom levar sempre a caixinha e um pequeno frasco com o soro para retirar as lentes quando necessário. O paciente deve fazer um controle periódico da lente com o oftalmologista e respeitar os prazos de validade das lentes.
Quanto a dormir com lentes de contato descartáveis aparentemente não faz mal, mas há controvérsias. Tirar a lente todo dia permite que a córnea respire melhor à noite, o que facilita a adaptação.
Se o paciente tiver alguma irritação no olho, ele deve tirar as lentes e colocá-las imersas nos produtos de limpeza. Se o olho melhorar, o paciente pode voltar a colocar as lentes. Caso a irritação volte, ao recolocá-las é possível que haja algum problema na lente e é aconselhável procurar um médico. Em outro caso, por exemplo, se o paciente tirar as lentes e, mesmo sem elas a irritação não passar, ele deve procurar imediatamente um médico.
É importante afirmar que devemos consultar um oftalmologista uma vez ao ano, no mínimo; o ideal são duas vezes por ano, garantindo assim uma visão saudável.