Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 22/03/2011 às 17h00

Paróquia São Paulo realiza pesquisa sobre Meio Ambiente

A Paróquia São Paulo realizou uma pesquisa sobre o meio ambiente e a vida e após a conclusão da mesma, os membros da comissão pretendem encaminhar o resultado para a Câmara Municipal, órgão públicos, instituições, comunidades, conselhos e comissões, para que todos se juntem para a preservação do meio ambiente em Muriaé e região.

Com o tema da pesquisa "O que você vê nesta cidade e região que prejudica o meio ambiente e a vida?", vários voluntários estiveram em igrejas que pertencem a Matriz São Paulo levantando a discussão.

As pessoas que participaram da pesquisa elegeram os problemas relacionados a água um dos mais sérios, como também o consumo exagero e o desperdício, descaso com as minas e nascentes, poluição do rio Muriaé, pesca predatória com redes e na piracema e óleo jogado nas pias, que segue  para os rios. Foram abordados também subtemas como o consumismo exagerado de sacolas plásticas, garrafas pet, papéis, etc. A pouca quantidade de árvores plantadas nas ruas e os cortes irregulares das mesmas e matas, também foram respondidos na pesquisa.

Temas como infraestrutura, bairros sem água encanada, esgoto e coleta de lixo, esgota a céu aberto, ausência de banheiro publico, calçadas esburacadas, Asfalto sem manutenção também ganharam participação na pesquisa.

Um dos temas que mais gerou respostas diversas foi questão do lixo. A principal resposta sobre este tema foi o péssimo hábito das pessoas jogar lixo no chão, além dos dejetos, óleos e lixos tóxicos jogados no rio, lixo espalhado e jogado nas ruas e em lugares proibidos, falta de lixeira nas ruas, falta de caminhão apropriado para coleta seletiva, bueiros entupidos com lixo, entre outros.

A conclusão que os organizadores da pesquisa tiraram foi que os crimes ambientais são causados devido a falta de amor, solidariedade, justiça social, egoísmo, ganância, violência, falta de união e respeito ao próximo, miséria, pobreza, desrespeito à vida, falta de exemplo aos filhos, ignorância, vandalismo, falta de fé, salário justo. Precisamos maior envolvimento das autoridades, órgãos públicos e da população para preservar o meio ambiente e a vida em Muriaé e região.

A pesquisa coincide com o tema que a Igreja Católica tem levantado na Campanha da Fraternidade: a preservação do planeta Terra.


Tags: igreja, campanha, fraternidade, meio ambiente



Gazeta de Muriaé
HPMAIS