Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 13/08/2026 às 10h27

Jornada Jurídica da FAMINAS reunirá nomes de destaque do Direito nacional

Na próxima semana, entre os dias 17 e 19/08, o curso de Direito da FAMINAS realiza mais uma edição da Jornada Jurídica, evento que aproxima estudantes de profissionais com diferentes trajetórias de atuação e coloca em debate temas atuais da área. A programação de palestras será realizada sempre às 19h, no Teatro Lael Varella, e também contará com a apresentação de trabalhos científicos.

A palestra de abertura, na segunda-feira (17/08), será conduzida pela advogada criminalista Florence Rosa, que abordará o tema "Tribunal do Júri: técnica, estratégia e atuação prática". Mestre em Direito Público, professora de Processo Penal e autora e coautora de obras jurídicas, Florence teve, entre os trabalhos recentes de repercussão nacional, participação na defesa de Monique Medeiros durante o julgamento do caso Henry Borel.

image

A programação continua na terça-feira (18/08), com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, que falará sobre "Carreira e atuação no Ministério Público: os desafios, a vocação, a prática e o papel do MP na sociedade contemporânea". Paulo de Tarso segue à frente do Ministério Público de Minas Gerais no biênio 2025/2026 e possui especialização nas áreas de Direito Penal e Processo Penal.

image

O encerramento da Jornada Jurídica, na quarta-feira (19/08), será dedicado a um dos assuntos de maior interesse do cenário jurídico e político deste ano. A mesa "Os desafios para as eleições de 2026" reunirá a Alinne Arquette, juíza eleitoral, e Vinícius Bigonha, promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, tendo o advogado Francisco Carvalho Corrêa, professor universitário e diretor jurídico da Câmara Municipal de Muriaé como mediador. A proposta é discutir questões que cercam o processo eleitoral de 2026 a partir da experiência de profissionais que atuam diretamente na área.

Segundo a coordenadora do curso de Direito da FAMINAS, Margarida Espósito, reforça a importância do evento, que ocorre anualmente, para a discussão de temas atuais e complexos, tendo a visão de nomes que são referência no cenário jurídico nacional.

"A iniciativa reforça nosso compromisso institucional com a excelência no ensino ao proporcionar uma oportunidade única de aprendizado prático e networking. O evento não apenas expande os horizontes dos futuros bacharéis, mas também os prepara para os desafios reais do mercado de trabalho, consolidando a FAMINAS como um polo de discussões transformadoras", destaca.

Programação:
17 de agosto
8h | Laboratório 120 - Apresentação de trabalhos científicos dos estudantes e professores do curso de Direito da FAMINAS
19h | Teatro Lael Varella - Palestra com Florence Rosa, advogada criminalista

18 de agosto
8h | Laboratório 120 - Apresentação de trabalhos científicos dos estudantes e professores do curso de Direito da FAMINAS
19h | Teatro Lael Varella - Palestra com Paulo de Tarso Morais Filho, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais

19 de agosto
19h | Teatro Lael Varella - Mesa de Debates com Aline Arquette (juíza eleitoral) e Vinícius Bigonha (promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais), sob mediação de Francisco Carvalho Corrêa (diretor jurídico da Câmara Municipal de Muriaé)


Gazeta de Muriaé
HPMAIS