Em 14/03/2011 às 09h06
Político por vocação, o presidente da Câmara Municipal, Vander Gonçalves não imaginava que algum dia conseguiria chegar a tal patamar. Natural de Belisário – distrito de Muriaé que fica a 35 quilômetros da cidade, Vander sempre foi de ajudar a todo mundo, tanto que foi chamado para representar o distrito nas eleições como representante. Com uma votação impressionante e eleito a vereador da Câmara, ele tomou o partido dos distritos e trouxe várias melhorias para a população. Agora em seu segundo mandato e a frente da casa, ele afirma que Muriaé se tornou também sua grande preocupação e revela ter feito grandes conquistas para o desenvolvimento social e comercial da cidade.
Em entrevista ao Gazeta de Muriaé, Vander falou um pouco sobre a sua terra, os projetos que tem desenvolvido como presidente e quais serão as suas próximas intenções ao abandonar o título.
Gazeta de Muriaé_ Vander, como surgiu a aspiração para a política?
Vander Gonçalves_ Inicialmente eu me envolvi com trabalhos junto à comunidade de Belisário. Sem intenção alguma. A comunidade queria uma mudança na política, devido ao distrito estar muito abandonado. Daí, as pessoas de lá começaram a me incentivar a entrar na vida política. Fizeram uma pesquisa e, de três candidatos, o meu nome foi o escolhido. Foi onde tive o apoio necessário. Houve uma união do distrito em prol do meu nome como candidato. Decidi aceitar. No exato momento que reduziu o número de vereadores, eu fui eleito como uma surpresa para todos, mas, estava ali um vereador pronto por zelar pelas necessidades da população.
Gazeta de Muriaé_ Você é o único representante dos distritos de Muriaé. Como é vista a política nestes lugares?
Vander Gonçalves_ Não sou ó único representante de distritos, e nem apenas represento alguns distritos, sou vereador do município. Atuo em todas as áreas da cidade, pleiteando na prefeitura várias necessidades da população, em diversas áreas, em diversos bairros. Mas, no caso de Belisário, a população vê o vereador como alguém que tem que resolver todos os problemas, não veem o vereador apenas como um legislador. Seja o problema de telefonia celular, ou de segurança, saúde ou coisas pessoais. Sou eu quem sou chamado para escutar a situação e trazer uma solução. É grande a distância do distrito para a cidade – 35 quilômetros, e nem todos tem condições de vir a Muriaé. Acabo resolvendo tudo o que posso para aqueles que veem até a mim. Sou um porta-voz do distrito em todos os sentidos. Belisário é meu berço, minha pupila, mas, hoje, não atuo somente na defesa do distrito. Busco também benefícios para Muriaé. Resido também em Muriaé. Nos últimos tempos, todo o meu dia, toda minha semana é política. Levo isto tudo muito a sério.
Gazeta de Muriaé_ Quais foram os principais projetos que você pleiteou dentro da Câmara.
Vander Gonçalves_ Prefiro trabalhar colhendo os problemas e as reivindicações da população e buscando soluções junto ao Poder Executivo, seja junto ao prefeito, ou em cada uma das secretarias. Vou aos locais que podem me ajudar com soluções. Insisto por uma solução rápida. Consegui para Belisário o asfaltamento de ruas, sendo o primeiro distrito a ser asfaltado, assim como também o calçamento de várias ruas em blocket e a construção de rede pluvial para as duas principais ruas do distrito. Alcancei ainda a melhoria e ampliação da iluminação; uma ambulância nova e reformas para o campo de futebol e capela mortuária. Consegui incrementar a programação dos grandes eventos no distrito. Também foram conquistas, neste período de vereança, a melhoria nas estradas rurais do distrito, a construção de pontes de concreto e implantação de bueiros para o escoamento da água. Para Itamuri, lutei muito pelo asfaltamento de algumas ruas, construção da capela mortuária, de um posto para o Programa de Saúde da Família – PSF e ainda venho trabalhando por novas conquistas. Para os bairros de Muriaé reivindico a rede de esgoto para o bairro João XXIII – Rua Astrogildo Figueiredo; ampliação de redes de águas pluviais (escoamento das chuvas) do bairro Marambaia - Rua Laurindo Costa e Silva; asfaltamento para a Encoberta, Santo Antônio e Safira – ruas Newton Resende, Rosa Moreira, Antônio Nascimento e Rosa Ferrari Braz. Também solicito sempre a reconstituição dos muros de contenção, assim como a construção dos mesmos para os bairros São José (Rua Francisco Teodoro Filho e Paulo Roberto Guimarães) e Marambaia, para a Rua Laurindo Costa e Silva. No momento estou reivindicando a limpeza urbana para os diversos bairros.
Gazeta de Muriaé_ Já em seu segundo mandato, você toma posse como o presidente da Câmara Municipal. Na sua opinião, a que se deve este fato?
Vander Gonçalves_ Luta. Desejo e busco em prol da administração do Poder Legislativo de Muriaé. Acho que, à frente da Câmara, posso contribuir mais. Me dedicar mais a política. Na presidência, posso alcançar mais portas abertas, mais acessibilidade, para realizar as melhorias para o município.
Gazeta de Muriaé_ Qual é a principal linha de seu mandato.
Vander Gonçalves_ Minha principal linha como presidente da casa é a transparência. Quero reduzir ao máximo os gastos com despesas, apresentar balanços a cada bimestre, realizar as reuniões em horários exatos. Aplicar a verba que chega à Câmara com raciocínio e disciplina. Neste ano, os recursos a serem repassados para o Legislativo Municipal tiveram uma redução bem significativa: nossos repasses eram anteriormente de 7% da arrecadação da prefeitura, como a população de Muriaé cresceu segundo o resultado do último censo, o repasse foi reduzido para 6%, devido à lei que passou no Congresso Nacional que se definiu em 2010. Isto levou a um possível aumento no número de vereadores (que deverão entrar só na próxima legislatura) e redução no repasse de verbas para o Legislativo.
Gazeta de Muriaé_ Qual a sua principal preocupação, hoje, com relação aos distritos de Muriaé?
Vander Gonçalves_ Hoje é a saúde. A questão da ampliação dos horários de atendimento dos médicos dos postos de Programa de Saúde da Familia – PSF´s. Os atendimentos não são suficientes para a população. É a grande reclamação das pessoas, principalmente em Belisário. A melhoria e manutenção das estradas rurais, e obras de infraestrutura como calçamento de vias urbanas; implantação da telefonia celular para os distritos, isto também tem sido muito solicitado. O grande sonho da população é o asfaltamento do acesso à Belisário.
Gazeta de Muriaé_ E as preocupações com a cidade?
Vander Gonçalves_ Temos que trabalhar, conversar com o Prefeito e apoiar na solução para os problemas de alagamentos e o mau cheiro gerados pelo córrego da Santa Rita. Preocupação crônica na cidade também é com a recomposição das encostas do bairro São José e solução dos problemas daquela região, além de realizar a ampliação do sistema de redes de águas pluviais em vários bairros como por exemplo o Safira, a Barra (Rua Belisário), Dornelas (subida do Clube Colina) e outros. Outra questão em voga aqui na Câmara é o aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água em bairros e a necessidade de melhoria do Instituto Médico Legal - IML de Muriaé, que hoje funciona no cemitério municipal em extrema precariedade. Desejamos também implementar o projeto Olho Vivo em Muriaé, que irá ampliar a segurança do centro da cidade e em outros bairros que hoje já veem se fortalecendo com o comércio. O CDL e a Associação Pró-Desenvolvimento de Muriaé, já veem lutando por este ideal e pretendo, junto com os vereadores, apoiá-los.
Gazeta de Muriaé_ Sabemos que o ano realmente começa após o carnaval. Quais serão os próximos projetos que serão discutidos pela Câmara Municipal.
Vander Gonçalves_ Muito difícil antever, pois os projetos são tanto de autoria dos vereadores como do Prefeito. Nós criamos projetos conforme observamos necessidades. Aqueles que veem do Poder Executivo são para serem analisados, aprovados ou arquivados, ou mesmo receberem emendas para que melhor se adequem a realidade do município. Nós vereadores, também criamos projetos de lei de forma a adequar ainda mais a qualidade de vida do cidadão muriaeense.
Gazeta de Muriaé_ Como você vê a atuação dos partidos na Câmara para o bem da população da cidade.
Vander Gonçalves_ Vejo que todos têm o mesmo objetivo que é defender os direitos da população. Cada um tem sua frente de trabalho e batalha por ela. Somos fiscais do recursos financeiros municipais, fiscais dos serviços de saúde, das obras, ações e serviços. Trazemos denúncias para as reuniões e buscamos soluções apoiados em requerimentos de informações, ou mesmo questionamos ao Estado e União sobre insuficiências ou despropósitos. Fomos eleitos pelo povo para legislar, criar projetos de lei e também fiscalizar.
Gazeta de Muriaé_ Após o término da presidência na Câmara, quais serão seus próximos passos?
Vander Gonçalves_ Continuar a realizar os trabalhos como sempre fiz. As lutas das pessoas passam a ser minhas também, quando tomo conhecimento dos fatos. Brigo por soluções. Não estarei com a responsabilidade da presidência, mas o desenvolver das atividades continuará o mesmo, a mesma dedicação, os mesmos afazeres.