Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/10/2025 às 22h43

Operação conjunta em estabelecimentos comerciais de bebidas destiladas

A Polícia Civil, com a participação do PROCON Regional CIMERP e as respectivas Vigilâncias Sanitárias, nos dias 23 e 24 de Outubro, realizou uma operação conjunta de fiscalização em estabelecimentos comerciais que vendem bebidas destiladas na cidades de Miradouro e Palma.

A ação teve como principal objetivo a prevenção e a proteção da saúde pública e dos consumidores, em um esforço proativo para verificar a conformidade dos produtos comercializados e combater a eventual venda de bebidas alcoólicas adulteradas, especialmente aquelas com suspeita de contaminação por metanol.

A operação, que visitou estabelecimentos selecionados aleatoriamente, transcorreu em clima de total colaboração por parte dos comerciantes locais e não registrou intercorrências.

É com satisfação que os órgãos envolvidos informam que, durante as inspeções visuais e documentais realizadas in loco, não foi constatada a venda de bebidas adulteradas por metanol nos estabelecimentos fiscalizados. A regularidade dos comércios visitados demonstra o compromisso dos empresários de Miradouro e Palma com a qualidade e segurança dos produtos oferecidos aos seus clientes.

Apesar da aparente regularidade inicial, e em cumprimento a um rigoroso protocolo de segurança, foram recolhidas amostras aleatórias de bebidas de cada estabelecimento. Estas amostras serão encaminhadas ao Instituto de Criminalística da Polícia Civil para análise laboratorial aprofundada. A medida visa garantir a segurança plena do consumidor e será o último passo para a confirmação da total conformidade dos produtos.

Um dos pilares da operação foi o seu caráter educativo. As equipes do PROCON REGIONAL CIMERP e das respectivas Vigilâncias Sanitárias das cidades aproveitaram a oportunidade para orientar os fornecedores sobre a importância da rastreabilidade e da aquisição de bebidas destiladas de fornecedores idôneos e com nota fiscal.

                                                      image

Recomendações Reforçadas:

  • Exigir sempre a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) na compra de produtos.
  • Desconfiar de preços muito abaixo do valor de mercado.
  • Verificar a integridade dos lacres, tampas e rótulos das embalagens.
  • Manter o cadastro de fornecedores atualizado para garantir a rastreabilidade.

O Delegado de polícia Tayrony Espíndola Borges, responsável pela operação, destacou a importância da ação para a segurança pública e a saúde da população.

"A Polícia Civil atua de forma repressiva e preventiva. A operação cumpriu seu papel ao demonstrar que estamos vigilantes contra a criminalidade que atinge a saúde pública. O fato de não termos encontrado, a princípio, irregularidades criminais nos locais fiscalizados é um indicativo positivo, mas a análise laboratorial é fundamental para a conclusão do inquérito. A colaboração do PROCON REGIONAL CIMERP e da Vigilância Sanitária é essencial para a efetividade dessas ações."

O Coordenador do PROCON REGIONAL CIMERP, Bruno Peçanha Soares, ressaltou o papel educativo do órgão e a colaboração dos comerciantes.

"Nossa presença na operação reforça o compromisso do PROCON REGIONAL CIMERP com a defesa do consumidor e a saúde pública. A fiscalização em campo, aliada à orientação dos fornecedores sobre a rastreabilidade e a aquisição segura de produtos, é a melhor forma de prevenção. Os estabelecimentos demonstraram estar em conformidade com as normas de consumo, o que beneficia diretamente o consumidor local. Continuaremos monitorando o mercado e prontos para agir em defesa dos direitos dos munícipes."

A Vigilância Sanitária do Município de Miradouro, representada por sua coordenadora municipal Sonislene Aparecida da Costa Marcelino e colaboração da coordenadora da Vigilância Sanitária do CISLESTE, Débora Belinato de Moraes Arruda, bem como a Vigilância Sanitária do Município de Palma, representada por sua coordenadora Denise Fernandes Gonçalves, enfatizaram o foco na qualidade sanitária dos produtos.

"A Vigilância Sanitária concentrou-se na verificação das condições de armazenamento e manipulação das bebidas, bem como na documentação sanitária dos produtos. A ausência de irregularidades sanitárias graves, somada à atitude colaborativa dos comerciantes, demonstra um nível satisfatório de atenção às normas. A operação conjunta é um modelo de sucesso na proteção da saúde, unindo a expertise de diferentes esferas do poder público."

Os órgãos aguardam o resultado das análises do Instituto de Criminalística, que serão cruciais para a conclusão definitiva da operação.

A Polícia Civil, o PROCON REGIONAL CIMERP e a Vigilância Sanitária reafirmam seu compromisso com a proteção do consumidor e a colaboração institucional para garantir um mercado de consumo seguro e justo.

 



Gazeta de Muriaé
HPMAIS