Em celebração ao Outubro Rosa, a Fundação Cristiano Varella promoveu um momento especial de acolhimento e reflexão com pacientes em tratamento contra o câncer de mama. Em parceria com a psicóloga Margarida Maria Paulo Rodrigues Vargas, foi exibido o filme "Câncer com Ascendente em Virgem", uma produção de Clélia Bessa e Globo Filmes.
Antes da exibição, as pacientes participaram de uma roda de conversa marcada pela troca de experiências e pela escuta acolhedora. O momento contou com a presença do médico mastologista Dr. Luiz Carlos Navarro, da psicóloga Isabela Vargas e da fisioterapeuta Ludmila Assis, profissionais que atuam diretamente no cuidado das pacientes com câncer de mama na Fundação. Também participaram a psicóloga Margarida, idealizadora da ação, e a produtora do filme, Clélia Bessa, que compartilhou sua vivência como paciente de câncer de mama e falou sobre o processo de criação da obra.
Para Margarida, o filme transmite uma mensagem poderosa sobre superação e transformação diante do diagnóstico:
"Às vezes, a gente tem a ideia de que a pessoa com câncer teve sua vida acabada, ela pode acabar sendo esquecida. Não podemos agir assim. A pessoa diagnosticada com câncer não tem sua vida acabada, ela tem que se cuidar e, em alguns casos, se transforma para muito melhor. Eu acho que essa é a mensagem principal do filme."
A paciente Ysis Augusta, que tratou um câncer de mama na Fundação, também se emocionou com o momento:
"Eu amei o filme. A história diz muito sobre o que eu vivi com o câncer de mama, e é emocionante perceber que nós não podemos baixar a guarda. Temos é que viver, independente de qualquer situação, seja com o câncer ou não. Esse é o recado que fica: chore, se emocione, viva!"
Além da exibição dedicada às pacientes, também foi promovida uma sessão especial para as colaboradoras da Fundação, reforçando a importância da conscientização, do autocuidado e da empatia no ambiente de trabalho.
