Em 21/10/2025 às 22h55
Dezenove pessoas foram presas durante uma operação realizada na manhã de terça-feira (21), para conter o avanço de facções ligadas ao Comando Vermelho na Zona da Mata mineira.
Ao todo, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, 19 mandados de prisão temporária, 5 mandados de internação de menores e dois mandados de indisponibilidade de bens imóveis em Visconde do Rio Branco, Juiz de Fora, Ubá, Viçosa, Rodeiro e Rio de Janeiro.
Segundo o Ministério Público, os investigados têm envolvimento com tráfico de drogas, recrutamento de menores, confrontos armados, ameaças a policiais e homicídios, incluindo casos de 'justiçamentos' - execuções impostas internamente pela própria organização.
Batizada de "Hércules X", a operação foi realizada de forma integrada pelo 21º Batalhão da Polícia Militar, Ministério Público de Minas Gerais e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Para dar suporte às equipes em campo, foram mobilizados helicóptero, cães e drones. Cerca de 100 agentes das forças de segurança participaram da operação.
Materiais apreendidos durante a operação:
- 17 celulares;
- 01 computador;
- 01 tablete de maconha;
- 01 balança de precisão;
- 01 câmera de monitoramento;
- Munições;
- R$ 8.709;
- Microtubos para embalo de drogas;
- 11 motos e 04 carros;
- 02 imóveis interditados;
- 01 coldre e 01 porta-carregador;
- 03 pássaros silvestres mantidos em cativeiro.
Facção vinha expandindo ações violentas na região
Segundo as investigações, o grupo vinha crescendo em Visconde do Rio Branco e expandindo a atuação para bairros e municípios vizinhos.
Além de movimentar o tráfico de drogas, a organização é suspeita de recrutar adolescentes como soldados do crime, colocando em risco a vida de menores e a segurança da comunidade.