Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/06/2025 às 22h09

CAMARA ENTREGA COMENDA PERSONALIDADE RURAL JOSÉ ATÔNIO PEREIRA 2025 EM MURIAÉ

Quem foi Antònio José Pereira que dá nome a esta importante homenagem proferida aos produtores rurais de Muriaé?

O  nome referencia José Antônio Pereira, mais conhecido como Toninho Cornelinho, como forma de homenagear essa personalidade rural, esse homem de uma simplicidade invejável, prestativo que tinha amizade em todos os distritos de Muriaé. Nasceu em 14 de junho de 1952, viveu em Santa Maria, na divisa de Boa Família e Bom Jesus. Criado na roça, era agricultor e depois de casado fez curso técnico em veterinária passando a ajudar os criadores de gado da região, muitas vezes sem cobrar por seus serviços. Já participou em muitos eventos na localidade e na rádio com a Jeane Carla, levavam muitas alegrias para as pessoas da roça, deixando um grande vazio com sua morte em 19 de julho de 2010. Assim, merece ser lembrado sempre como a pessoa simples, mas pronta a contribuir com todos a sua volta, tornando-se uma referência do homem do campo trabalhador, amigo e comprometido com sua gente. Por isso, por meio de José Antônio Pereira, a Câmara Municipal de Muriaé homenageia todos que se dedicam a maior riqueza econômica de nosso país: a agropecuária.


Os HOMENAGEADOS de 2025:

=>> Henrique Schueler de Aquino

Muriaeense, filho de José Clovis Figueira de Aquino e Sônia Schueler de Aquino, casado com Tatiane Nascimento Moreira de Aquino e pai de Letícia, Maria Luiza e José Clovis Neto. Desde a infância, demonstrou grande interesse pelo meio rural e fazia questão de acompanhar seu pai nas visitas em suas propriedades. Aprendeu a lidar com gado e iniciou como agropecuarista aos 17 anos, quando seu pai veio a falecer. Assumiu o comando das fazendas de sua família e desenvolveu-se em suas atividades de administração rural. Cursou Administração de Empresas na Faminas, tornou-se Técnico em Administração Rural e foi se aperfeiçoando como empresário do ramo agropecuário. Em 2013, implantou o trabalho de reprodução dos animais em fertilização in vitro e, desde 2022, este trabalho abrange 100% dos animais, oferecendo o melhor da genética de Girolando e Gir Leiteiro da região. Foi Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé por 2 mandatos. Sua capacitação e o sucesso de seus negócios são conquistados devido a muita dedicação e compromisso.

=>> Antônio Carlos Peçanha Quintão

Nasceu em 29 de março de 1967, em São João do Glória. Filho de Antônio Mescolin Quintão e Maria Terezinha Peçanha Quintão, aos sete anos de idade, já candeava bois, arava a terra e transportava a produção da propriedade de seus pais, consolidando-se ainda jovem como um produtor rural respeitado e admirado por sua responsabilidade e competência. Aos vinte e sete anos, casou-se com Oneida Antunes Vasques. Aos trinta anos, enfrentou uma das mais duras provas de sua vida. Em uma madrugada, ao chegar ao curral para iniciar a ordenha, foi brutalmente atacado por assaltantes e atingido por disparos de arma de fogo, o que resultou em graves ferimentos que o deixaram paraplégico. Com coragem e integridade, superou os obstáculos e reinventou sua trajetória. Hoje, ele e Oneida são reconhecidos pela excelência na produção de um dos melhores queijos da região, fruto do leite extraído com suas próprias mãos. Muito mais do que um produtor rural: é símbolo de superação, resiliência e inspiração. Um verdadeiro guerreiro, admirado por todos que têm o privilégio de conhecê-lo e conviver com sua história de vida.

=>> Simeão Féres Neto

Nasceu em 7 de fevereiro de 1958, em Muriaé. Filho de Simeão Féres Filho e Rosa Dilene Fontes Féres, é casado com Tereza Cristina Rodrigues Féres, pai de João Paulo e Luiz Fernando e avô de José e Antônio. Desde cedo demonstrou uma ligação com a terra e com os animais, o que o conduziu à escolha da Medicina Veterinária como profissão. Em 1982, formou-se pela Universidade Federal de Minas Gerais. No início de sua trajetória, dedicou-se a prestar assistência técnica aos associados das cooperativas de Guarani e Muriaé, atuando de forma comprometida com a saúde e o bem-estar dos animais da região. Reconhecido pela disposição constante em contribuir com o melhoramento genético e desenvolvimento da pecuária leiteira, é responsável técnico da loja COOPAF Agropecuária, veterinário responsável por um dos mais importantes projetos de Gado Gir Leiteiro das Fazendas do Basa e palestrante sobre melhoramento genético e saúde animal. Com uma carreira marcada pela ética e pela vocação, segue seu propósito de servir e contribuir para o desenvolvimento rural na região.

=>> Antônio Cândido da Silva

Nasceu em 29 de novembro de 1936, na Fazenda Samambaia, em Muriaé. Filho de Antônio José da Silva e Maria Cândida da Silva, desde cedo aprendeu o valor da terra, do trabalho e da família. Aos quatro anos de idade, mudou-se com a família para os arredores da Fazenda da Cachoeira, na região do Rio Preto, onde passou boa parte da juventude. Sempre ligado à vida rural, cresceu em meio ao campo, às tradições e à simplicidade da vida no interior. Em 1970, casou-se com Sônia Maria de Souza e Silva, fixando residência no Sofocó, onde vive, sendo respeitado e querido por toda a comunidade. Pai de Rosane, Antônio José, Rosiane e Lidiane, é avô de quatro netos e bisavô de um bisneto. Além do trabalho incansável no meio rural, também foi conhecido por seu famoso churrasquinho da Charretinha, um pequeno comércio no Bela Vista, onde atuou por 26 anos, conquistando clientes e amigos com sua simpatia e dedicação. Um homem simples, forte e admirado por todos!

=>> Mateus Bittencourt Ribeiro

Filho de uma professora e de um comerciante, a partir dos 13 anos começou a ajudar seu pai no comércio, tendo sua carteira assinada aos 16, numa confecção, onde trabalhou por 19 anos. Mesmo sem incentivo, mudou-se em 2016 para a zona rural, onde passou a trabalhar na produção de leite da família, seguindo exemplo de seu avô. Começou com quatro vacas e a produção de 32 litros, mas devagar foi comprando mais vacas, e melhorando a propriedade de sua família. Quatro anos depois, construiu sua casa e casou-se com Jéssica, com quem teve Júlia e Luísa. Passando a contar com o apoio de seu pai na propriedade, chegou a produção hoje de 700 litros de leite por dia, em média, e atua na recria de bezerras em terrenos arrendados. Um exemplo de superação e amor a terra e a nossa produção agropecuária, mola propulsora da economia brasileira.

=>> André Luiz de Melo Toretta

Casado há 36 anos com Carla Mara de Abreu Lopes Toretta, pai de Taís e Tobias e avô da Amália. Reside na Fazenda Miquéis e Mendonça, no Distrito de São Fernando, onde trabalha há 32 anos com o filho Tobias na produção leiteira e plantio de milho como fonte principal de renda. Visando contribuir com o meio ambiente, fez uma parceria junto à Asmolar Brasil para a construção do Projeto Barraginhas na sua propriedade, inovando na região rural de Muriaé, tornando-se referência de sucesso quanto aos resultados alcançados, seja na estruturação orgânica do solo, e na retenção de águas das chuvas, sem rompimento, ou erosão das barraginhas feitas no projeto. Em recente visita à propriedade foi verificada a estabilidade e funcionalidade do projeto para benefício urbano, pois na região foi observado menor volume de águas escoando nas ruas do distrito, no período de chuvas. Inovação e dedicação aliados a preservação!

=>> Alípio Teodoro

Nasceu em 24 de agosto de 1945 na Fazenda Providencia - Bom Jesus da Cachoeira. Filho de Homero Teodoro e Celina Tito da Silva, possui grande envolvimento nos trabalhos da Igreja, desde 1973 nas Comunidades Eclesiais de Base- CEBs, atuando na Faz. Providencia, Cachoeira Alegre, Diocese de Leopoldina, nas Pastorais Sociais. É trabalhador rural e sócio fundador do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto e Rosário da Limeira. Filiado desde 1986 na luta Sindical, enfrentou muitos desafios e alcançou muitas conquistas, participando ativamente como diretor e posteriormente representante de comunidade. Possui uma história de vida, um legado a ser seguido, sendo um espelho que reflete, a quem o conhece, sua trajetória de vida. Pai de 7 filhas, 4 filhos, tem 14 netos e 4 bisnetos. Atualmente, mora em Bom Jesus da Cachoeira, onde participa ativamente da Congregação Mariana com seus 79 anos, exercendo suas atividades rurais até hoje com muito emprenho.

=>> Antônio José da Silva Peçanha

Nasceu em São João do Glória, em 15 de julho de 1953. Filho de Manoel da Silva Peçanha e Dagmar Peçanha, cresceu na lida da roça, concluiu o curso de Contabilidade em Muriaé, onde estudava de noite e durante o dia exercia as atividades rurais. Criou a Primeira Associação de Criadores de Frango de Corte, incentivando muitos moradores da localidade a participarem da nova oportunidade. Movimentou a Associação de Produtores de Leite, ficando à frente por 40 anos. Sempre prestativo aos vizinhos e pequenos produtores, levando informações e experiências nos serviços de trator, plantio, colheita, adubação, incentivando a análise de solo, construção de barraginhas para contenção de água, experimentos de novas técnicas e sementes; foi o primeiro a plantar capim Açu na localidade. Atualmente, lida com o manejo de gado de corte e de leite, executa alguns serviços de trator, especialmente na preparação de terra para plantio, colheita e armazenamento de silagem. Um exemplo de inovação e união no campo!

=>> Uebson Cesar Bagli

Nasceu em 08 de janeiro de 1977. Iniciou suas atividades agrícolas no ramo de hortaliças aos dez anos de idade. Sempre ajudando seus pais, via suas forças renovadas a cada amanhecer. Seu compromisso é a prova de que a terra é capaz de gerar vida e prosperidade, aprendizado que herdou dos seus pais e seguiu por 18 anos. Sua força como produtor rural reside na sua ligação com a terra e na sua dedicação ao trabalho. Na fazenda Água Limpa, localizada no Pontão, aprendeu como sobreviver do próprio trabalho. Empreendedor, também tem um comércio de pastel e caldo de cana na Feira Municipal. Pai de um único filho, ensina para ele que quem nasce no campo carrega a força da terra no coração. Sua vida é um exemplo de superação, pois acredita que cada esforço que faz hoje é um investimento no amanhã.

=>> Júlio César Cerqueira de Medeiros

Nasceu no dia 15 de outubro de 1977, em Muriaé. É morador do Distrito de Vermelho, filho de Antônio Cerqueira de Medeiros e Estelia Maria de Medeiros (in memoriam). Casou-se com Luciana Francisca da Silva Medeiros e é pai de Paulo Henrique, David Luiz e Anna Júlia. Desde muito jovem, demonstrou dedicação ao trabalho. Dos 5 aos 14 anos, trabalhou na agricultura ao lado de seus irmãos, depois seus irmãos seguiram caminhos diferentes. Após esse período, continuou sozinho na lida do campo até os 19 anos. Morou em São Paulo e no Rio de Janeiro, retornando aos 22 anos para suas atividades na agricultura, com foco na criação de galinhas, suínos e bovinos. Homem de múltiplas funções, organiza sua rotina com dedicação e disciplina: das 5h às 7h da manhã cuida de seus afazeres agrícolas, das 7h às 17h atua como pedreiro durante todo o dia e à noite se dedica à sua barbearia. Um sinônimo de trabalho e dedicação.

=>> Lael Vieira Varella Filho

Nasceu em Muriaé em 24 de setembro de 1961. Filho de Lael Varella e Maria da Gloria Ferreira Varella, é casado com Claudia Navarro Ribeiro Varella e pai de Lael Neto e Luiza. Formou-se em ciências administrativas pela Faculdade Gama Filho, Rio de Janeiro e, ainda estudante, já iniciou no ramo empresarial na Scanrio, tornando-se empreendedor bem sucedido no ramo de caminhões pesados da Scania. Empreendeu também no ramo do ensino e, atualmente, é sócio proprietário das Faculdades Faminas Belo Horizonte e Muriaé. O agronegócio está presente na sua vida, sendo proprietário das Fazendas Cachoeira, Laranjeira e Salgada, onde cria gado de corte da raça Nelore e se destaca no cenário nacional como forte desenvolvedor da raça Mangalarga Marchador. A criação de cavalos é seu grande orgulho tendo construído um plantel vencedor em seu Haras LaGloria, destaque nacional no desenvolvimento da genética e na comercialização destes animais, gerando emprego e renda a mais de 100 famílias na região. Ainda no agro, é produtor de látex com uma vasta plantação de seringueiras na Fazenda Cachoeira. Um grande empreendedor acima de tudo!

=>> Levi Cardoso de Mello,

Nasceu em 31 de dezembro de 1946 no Divisório. Filho de Wuilson e Arminda, já falecidos, desde jovem trabalhou na roça e estudou na escola de São Fernando. Casou-se com Rute Martins de Mello, em 1971, com quem construiu sua vida no mesmo local. É pai de Wender, Cristiane e Giliard e avô de cinco netos. Através do plantio e cultivo de goiabas, iniciou uma pequena produção de doces caseiros que, com o tempo, evoluiu para uma empresa familiar: Doces Cardozo. A produção começou de forma artesanal e foi se modernizando, levando à mudança de local devido a necessidade de ampliação e de melhoria de acesso para o transporte. Atualmente, a empresa produz diversos tipos de doces, é reconhecida dentro e fora de Muriaé, gerando empregos e mantendo grande produtividade, sempre com o envolvimento direto da família. Sua história, vivendo todos esses anos na zona rural de Muriaé, é a prova concreta de que o homem do campo pode, com seu trabalho e sua iniciativa, gerar progresso para toda a região.

=>> Amaral Moisés Rodrigues

Nasceu em Muriaé, em 06 de Junho de 1959, e foi na fazendo Pedra Alta, distrito de Belisário, que desde a infância aprendeu com seus pais a se dedicar ao ofício das atividades rurais. Em 1975 aos 16 anos, com a falta do pai, assumiu responsabilidades na propriedade e dotado de muita coragem e empreendedorismo, trabalhou e conquistou melhorias significativas e abrangentes para toda comunidade. Dentre elas, a implantação da energia elétrica em 1987, a implantação de uma linha de captação e transporte de leite até a comunidade e posteriormente, de forma pioneira, a colocação de tanque de resfriamento na propriedade, tudo isso, gerando melhores condições para a vida e o trabalho rural. Hoje, aos 65 anos, celebra com sua esposa Maria de Fátima e seus filhos Eliziane, Jean e Júnior o privilégio de uma vida baseada em pilares cristãos, muito trabalho e dignidade, tornado-se hoje também uma família conhecida no comércio de Muriaé atrás da BIG PETS, loja que é referência e que já serve a comunidade por 19 anos, sempre na visão de melhorias e excelência.

=>> Silvan Vital de Freitas

Nascido e criado em Belisário, é casado com Alcione, e pai de Ravi e Abraão. Vem de uma família tradicional de produtores rurais e comerciantes da região. Servidor público e empreendedor, é proprietário da Vital Modas, loja de roupas e utilidades em geral, e da Vital Ecoturismo, agência especializada em ecoturismo com atuação em toda a região. Apaixonado pelo turismo, vem se profissionalizando na área, com formação em Gestão de Turismo, além de ser guia credenciado, bombeiro civil, brigadista profissional e socorrista em áreas remotas, entre outras qualificações. Nos últimos quatro anos, tem acompanhado de perto diversas demandas locais, como melhorias de estradas e reformas de pontes, com forte atuação em projetos voltados à sustentabilidade, como barragens de contenção de enxurradas e curvas de nível. Também apoia iniciativas do programa "Porteira a Dentro", que oferece aos pequenos produtores horas de máquinas nas propriedades e implantação de fossas sépticas. Um homem de produção em nossa zona rural de Muriaé.

=>> Sebastião Furtado Júnior

Nasceu em 1º de fevereiro de 1959, no Santa Terezinha. Filho de Manoel Furtado e Sebastiana Clara Furtado, construiu sua vida pautada no trabalho, dedicação e compromisso com sua comunidade. Casado com Ângela Aparecida de Souza Furtado, iniciou sua trajetória como comerciante, profissão que exerce há mais de 50 anos, consolidando-se como referência em seu ramo de atuação. Há 25 anos, ampliou sua atuação para o setor agropecuário, tornando-se produtor rural com foco na produção de leite, criação de gado de corte e produção de bezerros. Atualmente, administra duas propriedades rurais, que além de contribuírem para o abastecimento local, geram emprego e renda para o município, fortalecendo a economia regional.

=>> Leonardo Bertholdo de Assis

Diretor-geral do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé. Licenciado em Matemática pelas Faculdades Integradas de Cataguases e mestre em Educação Matemática pela UFJF, com pesquisa na área de Educação Estatística, atua como docente no IF Sudeste MG desde 2013. De 2021 a 2025, exerceu a função de diretor de ensino e, atualmente, lidera o campus após ser eleito pela comunidade acadêmica. Sua gestão é marcada pelo compromisso com a educação pública de qualidade e pelo fortalecimento de cursos alinhados às vocações regionais, como o curso técnico em Agroecologia - primeiro ofertado pelo campus, em 2010. Reconhecendo a relevância da agricultura familiar e dos princípios agroecológicos para o desenvolvimento sustentável, tem sido um agente ativo na valorização de práticas produtivas mais justas, éticas e ambientalmente responsáveis. Um importante promotor do desenvolvimento rural sustentável na região, por meio da educação e da pesquisa.

=>> Robério de Oliveira Torres

Nasceu em 22 de agosto de 1962, filho de Agripino Torres e Bárbara de Oliveira Torres, é casado com Cristiana de Paula Andrade Torres, com quem constituiu uma família dedicada, tendo sete filhos e duas netas. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, dedica há 27 anos à EMATER-MG, onde se destaca pelo trabalho em prol dos agricultores familiares e suas organizações, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável. Homem de fé e generosidade, atua no Grupo da Fraternidade Espírita Kaja Krishna, onde, como médium, psicografou e publicou inúmeros livros, levando mensagens de esperança e consolo. Sua trajetória é marcada por serviço, ética e compromisso com o próximo.

=> Elcio Moisés

Nasceu em 26 de outubro de 1979, em Muriaé. Filho de Eni Maria de Jesus e José Moisés Neto, foi criado na Fazenda Pedra Alta, em Belisário. Sua infância foi marcada por uma vida simples, mas rica em ensinamentos no campo. Casou-se com Demícia Aparecida da Costa Moisés, com quem tem a filha, Débora. Juntos, formam uma família unida, com um profundo amor pela vida rural e pela preservação da tradição agrícola que marca sua história. Destacou como produtor rural, especialmente na atividade leiteira, tomando-se uma referência em sua região. Além disso, se dedica também à cafeicultura, expandindo suas áreas de atuação e diversificando as atividades em sua propriedade. É conhecido por seu papel ativo em ações sociais e comunitárias, lutando pela melhoria das condições da comunidade. promovendo o desenvolvimento sustentável e a união entre os moradores, sempre com um olhar atento para as necessidades de todos.

=>> Zaquel Soares Alves

Nascido em Natividade, Rio de Janeiro, no dia 22 de outubro de 1951, é casado há 50 anos com Irene de Oliveira Alves e, juntos, tiveram 5 filhos, os gêmeos Aldeiudo e Ademar, Rogério, Reginaldo e Daiane. Residem na região de Siriquite, localidade rural de Muriaé e vem beneficiando esta comunidade com os serviços que presta há mais de 50 anos como produtor rural. Um exemplo de dignidade e um grande espelho aos pequenos produtores de nossa região. que pela união de esforços familiares promovem o desenvolvimento rural no município de Muriaé é e na região.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS